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Em um cenário pós-pandêmico, as empresas, colaboradores e o mundo corporativo em geral têm lidado com muitas mudanças, principalmente com os avanços tecnológicos. Com tais avanços, o setor de Recursos Humanos vem se preparando para o RH do futuro, que não está muito distante.

Enquanto que, no passado, o RH se ocupava com funções mais relacionadas à contratação e demissão de pessoas, hoje em dia, os atuais profissionais do setor lidam com muitas outras tarefas, incluindo o uso constante da tecnologia no dia a dia.

 

Pensando nessas mudanças, neste conteúdo, trouxemos as tendências, desafios e oportunidades do setor de Recursos Humanos para um futuro próximo. Confira!

 

 

O que esperar do RH do futuro?

O papel do RH é extremamente importante, pois é o setor que toma decisões fundamentais para a empresa, envolvendo recrutamento e seleção, desenvolvimento profissionais, folha de pagamento, benefícios, e até análises relacionadas ao desempenho do time. Enquanto que, em um passado não tão distante, os profissionais de RB tivessem seu trabalho focado na contratação e demissão, além do fluxo de caixa da empresa, o setor terá, daqui pra frente, ainda mais funções essenciais.

O primeiro aspecto que se pode esperar é a gestão humanizada, que promove um contato mais empático com os colaboradores.

Dessa forma, o RH também estará diretamente ligado ao bem-estar das equipes, contribuindo para que o time se sinta motivado e satisfeito, o que impacta diretamente na produtividade e desempenho.

Outro ponto muito importante é que, em um futuro próximo, o RH precisará estar por dentro de grandes pesquisas de satisfação para saber quais são as maiores tendências do mercado.

Essas pesquisas podem ser utilizadas como base para discutir melhorias para a empresa no geral, incluindo colaboradores e líderes, e tomar decisões que visam o crescimento pessoal e profissional destes talentos. Esta abordagem tornará o RH um setor cada vez mais estratégico e administrativo.

 

O futuro do RH no pós-pandemia

Após um período de isolamento, fomentado pela pandemia da Covid-19, muitas empresas encontraram grandes vantagens no trabalho remoto e, posteriormente, no modelo de trabalho híbrido. Para o setor de Recursos Humanos, isso não foi diferente.

Por isso, no pós-pandemia, a tendência é que o trabalho do setor de RH obtenha uma maior flexibilidade de carga horária e também de local de trabalho. Isto dá aos profissionais da área mais equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, garantindo menos estresse e mais satisfação.

Outro aspecto importante do pós-pandemia no RH é a implementação da Inteligência Artificial e outras tecnologias como armazenamento de informações na nuvem, por exemplo. Por conta do trabalho remoto, muitos processos precisaram passar por modificações, e tecnologia foi uma grande aliada neste período. E, com tantos benefícios colhidos, os setores de Recursos Humanos vêm mantendo e aprimorando o uso de ferramentas tecnológicas atualmente.

 

Principais tendências, desafios e oportunidades

Além de ter a tecnologia como uma aliada, existem muitas outras tendências, oportunidades e também desafios.

Um dos principais desafios será implementar lideranças colaborativas, que ouçam os colaboradores e realizem um trabalho horizontal. Apesar de não soar tão desafiador, na prática, com lideranças administrativas tão enraizadas, será preciso investir em treinamentos de líderes e gestão humanizada para alcançar um futuro verdadeiramente colaborativo na empresa.

Neste ponto, o RH pode aproveitar grandes oportunidades de desenvolver treinamentos corporativos mais assertivos, apoiados por rodas de conversa, workshops e palestras voltados à gestão humanizada, que sem dúvidas é uma das principais tendências do setor.

E, como um pilar deste processo de humanização, os benefícios corporativos também se tornam uma tendência indispensável, pois, apesar de muitas empresas já oferecerem determinados benefícios, como o Vale-Transporte, que é obrigatório, os benefícios são formas de reconhecer o trabalho dos colaboradores e auxiliar no planejamento financeiro do time. E, estas medidas, são essenciais para reter talentos.

Outra tendência que já vem sendo aplicada, mas ainda não se tornou tão popular, é o processo de gamificação, que pode ser extremamente útil para que a empresa engaje seus profissionais de áreas diferentes. A gamificação também atua como uma forma de reconhecimento ao colaborador, que é um dos fatores primordiais para obter sucesso na retenção de talentos.

Tendo estes desafios, oportunidades e tendências em vista, os setores de RH podem efetivamente buscar melhorias para a empresa e para o engajamento de seus colaboradores, com a finalidade de não ficaram um passo atrás no mercado.

Além disso, as melhorias contínuas do RH são essenciais para o crescimento de toda a empresa o que, consequentemente, leva a melhores resultados.

 

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