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Desenvolver as habilidades dos colaboradores é essencial para que as empresas possam alavancar os resultados. Por isso, entender o que são soft skills faz toda a diferença para o planejamento de treinamentos.

Em um mercado cada vez mais competitivo todos precisam estar preparados para as mudanças e isso destaca ainda mais a importância dos aspectos comportamentais e pessoais da equipe. Considerando este cenário cada vez mais presente no dia a dia dos negócios, as atividades de capacitação precisam ir muito além do que apenas as questões técnicas.

Para te ajudar a entender mais sobre isso, preparamos este conteúdo para explicar sobre todos os aspectos envolvidos nas soft skills. Veja os tópicos que serão abordados:

O que são soft skills

Esta é uma expressão que você já deve ter ouvido falar algumas vezes e com certeza isso vai se repetir cada vez mais. Então, é bom saber tudo o que envolve este tema tão presente nas empresas.

As soft skills são as habilidades comportamentais, pessoais, que estão diretamente ligadas às emoções e como as pessoas lidam com diferentes situações.

Analisando em um primeiro momento pode parecer uma questão bem básica, afinal as pessoas podem possuir habilidades sociais naturais. Porém, os comportamentos no ambiente de trabalho podem requerer um pouco mais de prática e aperfeiçoamento.

Uma série de fatores estão envolvidos na percepção sobre o que são estas skills, por isso, é importante ter profissionais experientes e capazes de identificar isso. Desta forma é possível desenvolver atividades e treinamentos para alavancar os conhecimentos na área.

Como implementar treinamentos na empresa

Ao fazer um planejamento para a implementação de treinamentos focados no aprimoramento das habilidades comportamentais e pessoais da equipe é preciso traçar uma estratégia. O primeiro passo é identificar o que o cada cargo necessita, em relação as habilidades comportamentais.

Em seguida outro fator importante é conhecer as pessoas de forma individual e também o comportamento coletivo. Além disso, é preciso trabalhar a cultura da empresa para implementar estas habilidades tão importantes.

Como as habilidades comportamentais e pessoais podem não parecer algo tangível para muitos é fundamental mostrar o valor, o quanto essa atividade será significativa, trazendo benefícios reais para o dia a dia de todos. Este é um processo feito em etapas, engajar a equipe para um treinamento relacionado ao comportamento precisa ser feito com muita estratégia.

Na implementação destas atividades é preciso considerar os anseios individuais e coletivos para identificar qual a melhor forma de mostrar a importância das habilidades comportamentais e pessoais.

Uma questão importante a ser destacada é que não basta apenas realizar um treinamento e fim de papo. O desenvolvimento, a aplicação prática das habilidades tem que ser constante, recebendo um incentivo diário para que as pessoas possam enxergar o valor.

A partir do momento que a empresa conhece as pessoas é possível criar uma trilha de conhecimento para promover o conhecimento voltado para as questões comportamentais, que são tão importantes.

A diferença entre soft e hard skills

Além de saber o que são soft skills, você precisa compreender também as hard skills. Ambas as skills são focadas no desenvolvimento de habilidades, mas cada uma tem o seu propósito específico e entender a diferença entre elas é fundamental.

Como já falamos aqui as soft skills são as habilidades pessoais, já as hard skills estão relacionadas com as habilidades técnicas, ou seja, o conhecimento sobre maquinário, sistemas ou ferramentas, por exemplo. As hard skills podem ser identificadas por meio de testes ou provas, diferente das soft skills, que precisam de um acompanhamento e convivência para serem vistas.

As diferenças são claras entre ambas as skills, porém elas se complementam na hora de escolher um candidato para uma nova vaga ou em casos de promoções.

Se a pessoa possui as habilidades técnicas que são requeridas em uma vaga, o que pode fazer com que se destaque em relação aos demais? Essa pergunta costuma ser comum quando uma pessoa avalia como se sobressair em relação aos concorrentes e é aqui que entram as habilidades comportamentais e pessoais.

Há alguns anos o conhecimento técnico bastava, mas agora com a constante evolução e transformação do mercado, as habilidades pessoais estão se destacando, sendo cada vez mais decisivas para melhorar os resultados e, consequentemente, garantir que a empresa cresça.

A importância das soft skills no RH

O RH tem a importante missão de recrutar, selecionar e atuar no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. Para que isso seja possível o departamento precisa estar atento às necessidades da empresa e alinhar com as expectativas da equipe.

Construir um time de sucesso que seja capaz de alcançar os objetivos e manter o engajamento para buscar sempre novos desafios depende muito dos aspectos comportamentais das pessoas. Por isso, entender o que são soft skills, colocando em prática o desenvolvimento dessas habilidades, faz toda a diferença para o planejamento do RH.

Neste ponto alguns fatores devem ser considerados no RH para identificar as habilidades comportamentais e pessoais. A seguir separamos alguns exemplos para te ajudar a entender melhor isso:

Ter inteligência emocional: é uma das principais habilidades. Está presente em pessoas capazes de lidar com diferentes situações e personalidades, entendendo a diversidade e mantendo bons resultados. Respeitar as diferenças é essencial, assim como saber separar a vida pessoal e profissional;

Capacidade de estabelecer uma boa comunicação: a base dos relacionamentos é a comunicação, por isso saber como se comunicar adequadamente no ambiente de trabalho é uma habilidade a ser valorizada;

Empatia e capacidade de engajamento: conseguir engajar as pessoas a sua volta, demonstrando empatia e cordialidade;

Saber trabalhar em equipe: atualmente é quase impossível fazer tudo sozinho e o trabalho em equipe é determinante para os resultados. Saber como integrar uma equipe, trabalhando em sincronia e de forma participativa melhora todo o ambiente;

Conseguir encarar a pressão na rotina de trabalho: a busca por alcançar os objetivos e conquistar bons resultados pode gerar uma forte pressão no dia a dia e saber lidar com isso é fundamental para o crescimento profissional;

Gestão do tempo e atividades a serem desenvolvidas: pode parecer algo padrão ou muito técnico, mas gerenciar o tempo de acordo com a quantidade de demandas requer habilidades emocionais para conciliar sem se abater com a pressão;

Flexibilidade para se adaptar as mudanças: é preciso saber que as mudanças não são questões negativas, mas sim uma oportunidade de crescimento. Por isso, pessoas com boa capacidade de adaptação auxiliam no engajamento da equipe.

Quando o RH atua na identificação e desenvolvimento destas e outras soft skills, está contribuindo diretamente para que a empresa se destaque no mercado, tendo profissionais preparados para todas as situações.

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