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O Lifelong Learning se tornou um dos tópicos mais conhecidos no mundo corporativo por ser um assunto que envolve a força de vontade dos colaboradores e líderes de crescerem junto à empresa.

Trata-se de um modelo de treinamento corporativo em que os colaboradores, juntamente com a equipe de RH serão capazes de identificar possíveis pendências sociais e profissionais que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas continuamente, utilizando quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Por meio do Lifelong Learning, os colaboradores que desejam desenvolver suas hard e soft skills devem utilizar um planejamento junto à empresa para melhorar sua proatividade.

Para entender a fundo este tema, confira abaixo o artigo que preparamos!

Lifelong Learning: uma tendência absoluta de desenvolvimento profissional

Em tradução literal, o Lifelong Learning significa “formação contínua”. Pensando nisso, a ideia principal desta prática é que os colaboradores se desenvolvam através de treinamentos corporativos ininterruptos, para que continuem aperfeiçoando seus talentos.

A ideia é que além de formação básica de ensino médio e de seu ensino superior, o profissional busque aprimorar seus conhecimentos e transformá-los em proatividade e produtividade para a área na qual está inserido.

Falando mais sobre o quesito profissional, o colaborador deve se aperfeiçoar por meio de cursos, palestras, workshops ou eventos que busquem aprimorar essas qualificações profissionais.

E é importante ressaltar que os profissionais que se desenvolvem através do método Lifelong Learning, obterão mais experiência e mais conhecimento, e serão mais reconhecidos pelo mercado de trabalho, assim como também terão acesso a oportunidades melhores.

Porém, para que a equipe se desenvolva continuamente, as empresas precisam oferecer esse tipo de oportunidade proativamente, apoiando seus colaboradores e se comprometendo a desenvolvê-los.

Os quatro pilares do Lifelong Learning

Visando desenvolver os colaboradores continuamente, as empresas devem oferecer programas de Lifelong Learning, considerando os quatro pilares desta prática.

Vale ressaltar também que os pilares estão diretamente ligados às Hard Skills e Soft Skills, que são:

– Hard Skills ou habilidades técnicas: são conteúdos aprendidos e ensinados por cursos como a graduação, treinamentos para operar softwares, língua estrangeira etc;

– Soft Skills ou habilidades interpessoais: estão diretamente ligadas a capacidades sociocomportamentais e também a assuntos emocionais como liderança, trabalho em equipe, boa comunicação, resolução de conflitos, proatividade e produtividade, por exemplo.

Para desenvolver essas habilidades pessoais e profissionais, é preciso que os quatro pilares do Lifelong Learning — aprender a conhecer, fazer, conviver e ser — estejam bem claros para a empresa e colaboradores.

Aprender a conhecer

Para começo de conversa, o aprender a conhecer não está ligado apenas à forma tradicional e convencional de aprendizado, mas sim à de instigar o profissional a buscar por conta própria formas de se autodesenvolver.

Nesse sentido, quando o profissional corre atrás de novos assuntos e habilidades para exercer, ele está criando uma rotina satisfatória de aprendizado, descobrindo assuntos por conta própria, utilizando o senso de responsabilidade e curiosidade.

Aprender a fazer

Neste pilar, os profissionais devem aprender a fazer as atividades no seu próprio ritmo, e da forma que conseguirem fazer. O tempo não será um inimigo neste quesito, pois os conceitos serão estudados respeitando os limites de cada um.

Enquanto empresa, é preciso que o RH investigue o ritmo de seus colaboradores e entenda o tempo de produtividade de cada um, buscando planejamentos de rotina satisfatórios para os dois lados.

Uma coisa é fato: a ideia não é tornar o Lifelong Learning um método chato e cansativo de aprimoramento de habilidade.

Aprender a conviver

Este pilar visa a interação entre colaboradores de diversas áreas da empresa, sejam elas ou não.

Essa interação visa promover, de forma eficaz, conversas dinâmicas entre setores, para agregar conhecimentos diversos entre as equipes.

Dessa forma, os colaboradores terão maior aptidão para melhorar seus vínculos sociais, capacidade de resolver conflitos e também de utilizar a empatia ao compreender os colegas de trabalho.

Aprender a ser

O último pilar do Lifelong Learning está relacionado ao autogerenciamento de cada profissional, para que o conteúdo aprendido durante toda a jornada de desenvolvimento seja melhor aproveitado.

Isso envolve o planejamento de atividades e tarefas pessoais ou profissionais, mas também envolve a capacidade de entender todos os conteúdos e aplicá-los na prática.

Como o RH pode aplicar esta tendência

O setor de RH deve estar ciente de todas as tendências do mundo corporativo para buscar sempre melhorar os processos dos colaboradores.

Para que o programa de Lifelong Learning seja aplicado da melhor forma possível, como citado anteriormente, antes de mais nada, é preciso que o RH tenha conhecimentos aprofundados sobre esta prática.

Em seguida, é de extrema importância que o RH verifique o ritmo de cada um de seus colaboradores para melhor absorção do conteúdo fornecido.

Depois, é preciso elaborar um planejamento consistente e assertivo sobre todas as etapas do programa, considerando os quatro pilares do Lifelong Learning, e mapear possíveis riscos e dificuldades dos colaboradores, bem como as soluções para estes casos, claro.

Ao colocar o programa em prática, o setor de RH deve acompanhar os colaboradores proativamente, sempre se colocando à disposição para sanar dúvidas, fornecer orientações ou sanar dificuldades para que o processo de aprendizagem seja aproveitado da melhor forma possível.

Após um planejamento assertivo e uma prática comprometida, com certeza os resultados positivos gerados pelo Lifelong Learning virão, e não apenas os colaboradores, mas também a empresa como um todo, poderão se beneficiar do aumento na expertise do time, da melhora no desempenho e da excelência de entregas!

Treinamentos contínuos da RB

Como uma empresa que se preocupa com o desenvolvimento e crescimento de seus colaboradores, a RB oferece diversos treinamentos contínuos, que podem inspirar o mercado de RH na hora de aplicar o Lifelong Learning. Confira abaixo:

Desenvolve RB

Este é um programa voltado para a capacitação técnica de nossos colaboradores, e tem como objetivo o desenvolvimento contínuo de conhecimentos e habilidades diversas.

Os cursos, são disponibilizados semanalmente através da nossa plataforma LMS, composto por vídeo, quiz e game. O prazo destinado para a conclusão é de 5 dias, sempre iniciando as segundas-feiras e encerrando as sextas.

A trilha é conduzida por um avatar criado exclusivamente para esse fim, e associado com o quiz e game, propicia de forma lúdica e descontraída, o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade.

Ao término do curso, é disponibilizada uma avaliação de reação para mensurar a aceitação do formato, e o resultado vem sendo muito positivo, com índices acima de 75%!

Desenvolvimento de Líderes

Programa voltado para líderes, supervisores e coordenadores. Pessoas com potencial para liderança reúnem uma série de competências e habilidades comportamentais que podem ser trabalhadas e moldadas de acordo com as necessidades da empresa.
No desenvolvimento de líderes, focamos em desenvolver nossa gestão em atividades que fazem parte desta rotina, abordando temas como feedback, gestão de pessoas, ferramentas para gestão, perfil de liderança, entre outros são abordados nesses encontros.

Quando uma empresa implementa o plano de desenvolvimento de líderes em seu negócio, os primeiros impactos na gestão de gente são sentidos na mudança de comportamento e engajamento dos profissionais!

Comitê Gente e Gestão

Este programa é voltado para Gestores. O programa funciona por meio de análise de indicadores e da apresentação de ferramentas disponibilizadas para que os gestores possam desenvolver estratégias que contribuam para o desenvolvimento de suas equipes e que também colaborem com o todo, definindo metas inspiradoras e mensuráveis, garantindo que os líderes e seus times estejam sempre progredindo, rumo à um futuro desejado.

O processo envolve um direcionamento completo para as pessoas, de maneira consistente e constante definindo uma cadência que assegure que o grupo se lembre do que estão tentando alcançar, gerando cobranças estruturadas!

Boletim Segurança da Informação

Através de boletins semanais, realizamos um programa de conscientização de segurança da informação.

São abordadas situações do cotidiano com as quais os colaboradores podem se deparar e, a partir disso, os ensinamos como agir em casos de ataques de cibercriminosos.

É um desafio das áreas de Segurança da Informação, Recursos Humanos e Marketing desmistificar temas que parecem complexos e que normalmente envolvem termos em inglês, para a realidade dos colaboradores.

Os conteúdos precisam ser práticos e viáveis, de forma que o colaborador se veja utilizando as “técnicas” indicadas para proteção cibernética de forma natural!

Minuto da Comunicação

A comunicação interna é uma das coisas mais importantes de uma organização, pois ela reflete diretamente na cultura organizacional e na forma com que os colaboradores enxergam a empresa.

Além disso, uma boa comunicação interna também é responsável pela fluidez das tarefas e por garantir o alcance dos objetivos da organização.

Com conteúdo direcionado para toda a empresa, mas com foco nos times que mantém contato com o cliente interno e externo, realizamos publicações semanais de leitura rápida, com o objetivo de melhorar a comunicação de maneira geral.

O conteúdo aborda regras de linguagem no ambiente corporativo, e os insumos são baseados nos processos de calibração que o departamento da Qualidade realiza nas áreas operacionais!

 

 

 

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