Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Ferramentas de RH e DP com automação ajudam a simplificar processos e torná-los ainda mais eficientes e estratégicos. Com isso, o setor avança e se adapta mais facilmente a novos formatos. Sistemas e softwares do tipo podem ser aplicados em variadas rotinas dos Recursos Humanos, como o processo de contratação, treinamento e avaliação de profissionais.

Esta é a era da tecnologia que tomou conta do mundo, trazendo consigo inovação e avanços cada vez maiores para um departamento que se reinventa a cada ano.

E, com os avanços digitais constantes, novos sistemas e ferramentas surgem a todo momento. Este artigo aborda a importância de digitalizar o RH de forma estratégica, equilibrando a tecnologia com o tato humano típico do setor. 

Desta forma, estabelecem-se novas abordagens para apoiar os gestores em seus esforços e obstáculos, melhorando a rotina da empresa. Confira:

  • Por que usar ferramentas de RH?
  • Digitalização de Procedimentos de Recursos Humanos
  • Ferramentas de RH: as principais tendências

Por que usar ferramentas de RH?

O uso estratégico de ferramentas de RH torna processos mais ágeis e eficientes. A área de Recursos Humanos lida com as mais variadas tarefas e informações. Em meio a tantas etapas, processos, relatórios, formulários, procedimentos e políticas, automatizar algumas atividades auxilia muito a equipe do setor.

Dado que existem subsistemas no domínio das pessoas e da gestão, e que cada um desempenha um papel distinto, nem todos necessitarão de um determinado instrumento tecnológico. Metodologias e aplicativos eficazes também são a base de soluções para apoiar os procedimentos de RH e DP. Confira isso nos próximos tópicos do texto.

Digitalização de Procedimentos de Recursos Humanos

Empresas estão utilizando progressivamente soluções baseadas em tecnologia para mecanizar tarefas de RH. Essas ferramentas podem ser utilizadas na contratação, triagem, processamento de folha de pagamento e gerenciamento de benefícios.

Utilizar ferramentas de RH digitais nestes procedimentos tem várias vantagens, incluindo a melhoria da produtividade da equipe, diminuição das taxas de erros e aumento da importância estratégica dos recursos humanos dentro da organização.

Ferramentas de RH: as principais tendências

Inteligência Artificial e People Analytics

A Inteligência Artificial é um grande destaque e tendência em todos os âmbitos do mundo corporativo – incluindo os recursos humanos. Os profissionais da área já estão familiarizados com o uso da análise de dados para avaliar a eficácia e o desempenho das estratégias de RH, mas a inteligência artificial está avançando ainda mais nessas práticas, prevendo tendências, encontrando candidatos qualificados e personalizando a experiência geral dos funcionários.

Softwares de recrutamento e seleção

Um bom software de recrutamento e seleção pode ajudar no processo de atrair os melhores profissionais disponíveis, aprimorando a organização e processo de seleção e usando indicadores confiáveis para medir os resultados. 

Isso faz com que o profissional economize tempo com a parte mais automática desta tarefa, podendo se dedicar melhor às etapas mais estratégicas e voltadas para a avaliação psicológica.

Com ferramentas, você pode criar procedimentos seletivos mais enxutos, eficazes e que atendam rapidamente às necessidades da sua empresa.

Sistemas de avaliação de desempenho

Outra ferramenta crucial para o RH é o sistema de avaliação de desempenho, que permite à equipe avaliar a eficiência da equipe e identificar áreas de desenvolvimento.

O sistema de avaliação de desempenho possibilita definir metas e objetivos, traçar planos de crescimento dos colaboradores e acompanhar seu avanço ao longo do tempo. Esta ferramenta é fundamental para encontrar oportunidades de desenvolvimento e progresso profissional, bem como garantir que os trabalhadores estejam alinhados com as expectativas da empresa.

Ferramentas para a comunicação interna

Um componente vital da gestão eficaz de pessoas é a comunicação interna. Com plataformas e ferramentas eficazes, os colaboradores podem manter-se informados sobre novidades corporativas, incluindo novas iniciativas e mudanças organizacionais.

Desta forma, as mensagens podem ser distribuídas de forma rápida e eficaz por toda a organização e podem ser estabelecidos canais de comunicação para facilitar a partilha de informações entre os funcionários e o departamento de RH. Isto melhora a eficácia da gestão de pessoas, ao mesmo tempo que promove uma maior abertura e confiança entre a empresa e o time.

Software para gestão de recursos humanos

O software para gestão de recursos humanos é uma das principais ferramentas de RH. A equipe pode gerenciar todos os dados dos colaboradores usando esta plataforma, incluindo registros de contratação, folha de pagamento, benefícios, horas extras e férias.

Todos os dados podem ser centralizados em um único local, facilitando o acesso e a análise de cada um. Além disso, os profissionais de RH podem monitorar o desempenho da equipe, criar relatórios e encontrar áreas onde a gestão de pessoas poderia ser melhorada.

É fato que o tato humano é insubstituível na área de Recursos Humanos. No entanto, a tecnologia pode ser utilizada a favor dos gestores e da equipe. Usando a automatização e outros métodos e ferramentas que agilizam processos monótonos, o RH garante mais tempo para se dedicar a decisões estratégicas, tornando não apenas o funcionamento do setor, mas o de toda a empresa, mais eficiente.

Gostou do artigo? Veja mais conteúdos em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO

Central de Vendas