Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Engajamento de colaboradores: como reverter a falta de envolvimento com a empresa?

Empresas em todo o mundo têm lutado para reverter a falta de engajamento de colaboradores no local de trabalho. De acordo com um estudo da Gallup que incluiu dados de mais de 160 países entre Abril de 2022 e Março de 2023, 77% dos trabalhadores não estão engajados e 51% deles estão à procura de um novo trabalho.

A situação também é preocupante no Brasil, onde apenas 28% dos colaboradores afirmam estar engajados. A Gallup relata que 68% dos trabalhadores não têm motivação, o que tem impacto na retenção, produtividade e bem-estar no ambiente corporativo.

Como reverter a falta de envolvimento com a empresa e estimular o engajamento de colaboradores? Confira neste artigo:

  • Engajamento de colaboradores: o que é?
  • O papel do RH neste processo
  • Engajamento de colaboradores: como estimular?

 

Engajamento de colaboradores: o que é?

O engajamento de colaboradores é sinônimo de um ambiente em que os profissionais se sintam motivados, inspirados e alinhados com os propósitos e objetivos da empresa.

O profissional engajado preza não apenas por seu crescimento pessoal, mas também em se desenvolver junto com a empresa e garantir que o trabalho seja realizado com o mais alto padrão.

 

O papel do RH neste processo

Os gestores de RH têm grande responsabilidade no engajamento de colaboradores – e esta tarefa normalmente é complexa, envolvendo esforços constantes.

Porém, todo esforço é recompensado: no mercado atual, o envolvimento impacta a equipe além do relacionamento profissional. Isso indica que, para ter profissionais engajados, as empresas devem personalizar o relacionamento com seus colaboradores, prestando atenção à sua vida pessoal.

As estratégias devem ir além do aspecto financeiro, mas também seguir com iniciativas que apoiem a motivação e o progresso tanto a nível pessoal como profissional.

 

Engajamento de colaboradores: como estimular?

 

Envolva a gestão

Os líderes precisam ir além das orientações “básicas” fornecidas aos colaboradores na resolução de tarefas. Para envolver toda a equipe em um sentimento de engajamento coletivo, é necessário realizar uma escuta ativa da equipe. O RH deve auxiliar na preparação dos gestores para que eles criem este senso de apoio ativo, que será repassado para todos os colaboradores.

 

Promova feedback contínuo

Ouvir o que os trabalhadores têm a dizer é a melhor abordagem para determinar se a gestão de pessoas da sua empresa é falha – e esta ação faz toda a diferença no engajamento de colaboradores.

Apoiar a cultura de feedback entre gestores e time é, portanto, crucial. Estabelecer uma cultura de comunicação aberta dentro da organização ajudará você a reconhecer problemas e encontrar soluções rápidas.

O reconhecimento das contribuições de cada membro da equipe também pode ser feito durante o momento de feedback.

O feedback está sendo dado em períodos de tempo mais curtos devido às suas muitas vantagens, sendo uma delas a sua influência direta no engajamento. Pesquisas trimestrais ou até mesmo mensais assumiram gradualmente o papel de avaliações anuais.

 

Garantir o bem-estar físico e mental da equipe

Outra excelente estratégia para aumentar o envolvimento dos funcionários é apoiar políticas e procedimentos que priorizem o bem-estar dos trabalhadores. A saúde física e emocional da equipe interfere diretamente no ambiente de trabalho e, consequentemente, na produtividade e no engajamento dos colaboradores.

Isto é algo que muitas empresas já compreenderam: muitas estão concentrando esforços para promover uma vida mais saudável, tanto dentro como fora do local de trabalho.

Para colocar em prática ações deste cunho, várias iniciativas podem ser implementadas. Exemplos são: ginástica laboral, convênios com academias, criação ou patrocínio de eventos esportivos e de saúde mental e benefícios corporativos voltados à saúde.

 

Benefícios Corporativos

Os benefícios corporativos, como citados anteriormente, podem ser utilizados para aprimorar a saúde da equipe. Isso vai desde os convênios médicos, que asseguram acesso a um atendimento médico de qualidade, até o vale-refeição e o vale-alimentação, que estimulam uma boa nutrição para os colaboradores.

Mas, de forma geral, estes benefícios também têm a vantagem de melhorar a cultura organizacional e, consequentemente, o engajamento da empresa como um todo. 

Um pacote de benefícios atrativos torna a empresa mais competitiva no mercado de trabalho, atraindo talentos qualificados e diferenciando-a das demais organizações. Além disso, faz com que os colaboradores se sintam valorizados e mais estimulados, o que impacta diretamente no engajamento coletivo.

O engajamento de colaboradores é um fator primordial para o bom funcionamento de uma empresa. Sem um time engajado, o ambiente de trabalho fica em desarmonia, com uma equipe desmotivada e pouco produtiva. 

Além disso, uma empresa que não engaja seus trabalhadores possui uma alta taxa de rotatividade, o que é extremamente prejudicial, tanto para o aspecto financeiro quanto para rendimento como um todo.

Por isso, o RH deve focar constantemente no estímulo do engajamento. Como podemos ver, existem diversas ações que estimulam esta cultura, desde um bom posicionamento dos líderes e gestores até a implementação de benefícios corporativos que valorizem e agreguem para o bem-estar do colaborador.

 

Gostou do artigo? Veja mais em nosso blog e nos acompanhe nas redes sociais.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO

Central de Vendas