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A tecnologia da vez é o ChatGPT, ferramenta de inteligência artificial desenvolvida para atender toda e qualquer demanda humana. E, claro, os Recursos Humanos – não só especialistas, mas também colaboradores de forma geral – têm caído nas graças desta nova forma de trabalhar, afinal, é uma forma e tanto para tornar o dia a dia mais prático, assertivo e eficiente. No caso do ChatGPT no RH, as possibilidades de seu uso para facilitar e automatizar processos diários são vastas. Ele pode ajudar os departamentos de Recursos Humanos a economizar tempo e recursos, melhorar a eficiência e fornecer informações valiosas sobre a empresa e seus funcionários.

Tanto tem se usado esta tecnologia, que segundo estudo do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), que ouviu profissionais brasileiros, 60% dos entrevistados disseram já terem usado a tecnologia e 70% deles relatam que acessam a ferramenta de forma esporádica. Portanto, é notável que este método de inteligência já está presente no nosso dia a dia e é uma técnica que dificilmente deixará de existir nas rotinas laborais.

 

 

O que é ChatGPT e como ele pode ser usado no RH?

O ChatGPT é uma nova tecnologia de inteligência artificial que usa de linguagem para se comunicar de diferentes maneiras e executar ações com respostas similares aos humanos. Esta ferramenta reúne muitos dados linguísticos e produz conversas coerentes e naturais para diversos tipos de perguntas e comandos. Por ter se entendido a sua gama de possibilidades, se tornou uma peça-chave no dia a dia de diversos segmentos do mercado.

No caso do RH, ele pode ser usado de muitas maneiras, tornando-se verdadeiramente o braço direto e o melhor amigo dos especialistas em recrutamento, seleção, desenvolvimento e liderança de pessoas. O ChatGPT no RH é capaz de gerar mais eficiência e eficácia para diversas operações de RH, tais como:

Triagem de currículos

ChatGPT pode ser usado para analisar currículos e identificar os melhores candidatos para determinadas posições de acordo com as preferências exigidas. Ele pode identificar habilidades específicas, experiência de trabalho relevante e outras informações importantes para ajudar a triar grandes volumes de currículos, agilizando este processo muitas vezes moroso e que toma muito tempo dos profissionais de RH.

Atendimento aos colaboradores

A ferramenta pode ser usada para fornecer atendimento para funcionários de uma empresa de qualquer segmento. Isso pode incluir responder perguntas que geralmente são feitas pelas pessoas, a respeito de benefícios, políticas de licença, horários de trabalho, regras a serem cumpridas dentro da empresa e muito mais. O resultado são caixas de e-mail dos RHs menos demandadas e mais tempo para investir em assuntos estratégicos da corporação.

Entrevistas para vagas

A condução de entrevistas iniciais de candidatos às vagas da empresa também pode ser realizada com esta tecnologia. Isso pode incluir perguntas sobre sua experiência, habilidades e outros fatores relevantes para a posição, ajudando a economizar tempo com muitas entrevistas e recursos de recrutamento com grande quantidade de pessoas.

Treinamento e desenvolvimento

Treinar colaboradores, desenvolver competências, conhecimentos e habilidades de colaboradores também é possível com o ChatGPT. Pode ser usado para fornecer treinamento e desenvolvimento para funcionários de uma empresa. A ferramenta permite ao RH obter, de forma ágil, um conteúdo de treinamento personalizado, baseado nas necessidades de aprendizagem individuais do funcionário, garantindo não só a assertividade desse conteúdo, mas também otimizando tempo que levaria para criação de cursos separados e estruturados por módulos.

ChatGPT no RH: recrutamento

No caso do recrutamento, parte dos Recursos Humanos que é imprescindível ter estratégia, mas que leva tempo ser executada, o ChatGPT pode dar um bom apoio aos profissionais da área. Sabemos que leva tempo não só montar os pré-requisitos de uma vaga para publicação nos canais de emprego, mas também analisar todos os currículos que chegam. Imagine, dependendo do porte da empresa e setor, analisar manualmente mais de 2 mil currículos em relação à conhecimentos, nível técnico e experiência prévia. Certamente levaria muito tempo e com chances de erro humano.

Dessa forma, o ChatGPT pode ser um amigo no momento de selecionar os currículos e trazer aos recrutadores somente o que é de fato valioso à vaga em questão e realizar perguntas iniciais para testar suas habilidades técnicas, experiência, competências e personalidade. Mas, além disso, pode apoiar o RH em testes de habilidade específicas para funções que dependem de conhecimento prévio. A tecnologia permite que questões sejam avaliadas por meio de códigos baseados nas respostas dos candidatos.

No entanto, é importante lembrar que o ChatGPT não deve ser usado como a única ferramenta para recrutar e selecionar colaboradores no mercado de trabalho. Ele deve ser usado como uma ferramenta complementar e em conjunto com outras estratégias de recrutamento e seleção, como entrevistas presenciais, testes psicológicos, dinâmicas em grupo, entre outros.

ChatGPT no RH: treinamento e desenvolvimento de colaboradores

Os bots de treinamento têm sido a verdadeira revolução no RH. Imagine utilizar da inteligência artificial para desenvolver habilidades de colaboradores com o foco exato que precisa para que sua empresa evolua em expertise. Empresas de todos os portes e áreas já tem usado essa tecnologia. A Foundever, empresa líder em experiência do cliente no mundo, adotou o “tonbot”, que é um robô de inteligência, para este fim. Com capacidade de aprender falas, a ferramenta funciona por meio da interação com seus usuários e ajuda o seu RH no processo de desenvolvimento de equipes.

Não só a Foundever, mas tantas outras organizações que aderiram à ferramenta para aplicar conhecimentos, têm colhido como resultados o aumento da curva de aprendizado, desenvolvimento de soft skills e, claro, redução do tempo e custo com treinamentos.

Usando o ChatGPT no RH para avaliação e feedbacks contínuos

O ChatGPT pode ser utilizado como uma ferramenta de avaliação e feedback contínuos para os funcionários, porém, é importante ter em mente que ele não substitui completamente a interação humana e as habilidades de gerenciamento. Para aplicar da maneira mais efetiva, é importante considerar alguns pontos a serem observados para que os feedbacks sejam os mais precisos possível.

Metas de performance: estabelecer resultados mínimos garantirá que as análises sejam realizadas de forma precisa.

Questionário personalizado: perguntas específicas ajudarão a avaliar comportamentos, trabalho em equipe e habilidades técnicas.

Análise de resultados: os dados trazidos pelo ChatGPT te darão resposta sobre seus colaboradores. Analise-os.

Feedbacks: retornos construtivos podem ser dados pelo ChatGPT de acordo com os resultados obtidos, auxiliando no desenvolvimento do trabalho.

Com a adoção do ChatGPT, as empresas podem esperar economizar tempo e recursos valiosos, enquanto melhoram a precisão e a eficácia de suas operações de RH. Além disso, a ferramenta pode ser usada para melhorar a experiência do funcionário, fornecendo atendimento ao cliente interno personalizado, treinamento e desenvolvimento personalizado e muito mais. Sua empresa já começou a usar esta inteligência para o dia a dia do RH?

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