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É inegável: a Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade e chegou para ficar. Esse tipo de tecnologia de automatização parecia algo visto apenas nos filmes, em uma possibilidade muito distante. No entanto, o desenvolvimento de ferramentas e métodos permitiram que tarefas simples e complexas pudessem ser executadas de maneira rápida e prática, por comando humano ou mesmo sem a necessidade de uma pessoa por perto supervisionando suas ações.

A Inteligência Artificial tem contribuído, e muito, com o mundo corporativo. Já é possível ver em muitos departamentos estratégicos a atuação de softwares ajudando em processos de aprendizagem, planejamento e resolução de problemas, apresentando uma real vantagem competitiva de mercado e colocando a empresa à frente de seus concorrentes que ainda não contam com a IA como braço direito de seus gestores.

No segmento de RH, isso não é diferente. O setor, que é praticamente o coração da organização, é repleto de tarefas a serem cumpridas diariamente, é responsável por todos os colaboradores, lida com processos de treinamento, desenvolvimento, universidades corporativas, gestão de pessoas e momentos críticos de tomada de decisão. Sendo assim, a IA é praticamente o futuro não só do RH, mas de todos os departamentos, que sabendo como usar da tecnologia de maneira eficiente, poderão alcançar resultados extraordinários.

Nesse conteúdo, você verá como os RH’s estão sendo transformados pela inteligência artificial, como clientes estão sendo impactados positivamente e como ela pode atuar no cotidiano da sua empresa.

 

O que é a Inteligência Artificial?

A IA é uma tecnologia que começou a ser desenvolvida em 1955, mas que levou muito tempo até começar a tomar forma do que poderia ser até chegarmos nos dias de hoje. É claro que na década de 50 não existiam recursos suficientes de desenvolvimento como vemos hoje, mas foi um pontapé inicial para tornar esse método uma realidade mais palpável.

Com a criação e desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, acoplou-se a eles a IA, capaz de entender, pensar, raciocinar e interpretar tarefas simples ou complexas, de forma a facilitar a rotina de seus usuários, seja para o lazer, deslocamento ou mesmo o trabalho. O mais curioso é que os especialistas criaram metodologias de IA capazes de se autodesenvolver. É o conhecido machine learning, feito para que os dispositivos possam melhorar seus conhecimentos, performance e retorno de ações a partir do aprendizado de algoritmos, gerando novas configurações. O resultado de tantos estudos e desenvolvimento é obter equipamentos e programas que realizam determinadas funções sem a interferência humana.

Tanta tecnologia não poderia ficar represada ao cotidiano de uma assistente virtual que acende lâmpadas, mostra sua receita favorita, sabe dos seus costumes e te apresenta a previsão do tempo. A IA precisou bater à porta das organizações. Com o intuito de desenvolver processos, agilizar entregas e tornar a empresa cada vez mais assertiva nas demandas, a IA apesar te ter um autoaprendizado, tem pequena chance de erro quando bem configurada em suas tarefas primárias, diferente de um colaborador que pode se distrair por estresse, cansaço ou por perda de uma etapa por imprevisto.

Imagine que sua empresa pode triplicar o faturamento do time comercial usando a IA. Com as configurações corretas, os softwares podem identificar oportunidades de negócios a partir de ações de comportamento e interações de prospects. O mesmo se dá em grandes negócios. Os sistemas podem nutrir oportunidades a partir de mapeamentos otimizados, entregando às equipes vendas que estão prontas para acontecer.

No caso do RH é o mesmo. Tantos processos a serem realizados diariamente pelas equipes podem prejudicar o desempenho geral da empresa, abrir gaps de gestão de pessoas, perda de qualidade de atendimento e performance por falta de treinamento.

Portanto, a automatização de processos de recrutamento e seleção, desenvolvimento de pessoas ou mesmo a filtragem de currículos para entregar ao gestor somente o que interessa para a empresa é um mundo ideal a ser alcançado, e muito possível nos dias de hoje. Muitas vezes, a IA já está sendo usada por você, mas ainda não percebeu.

 

Como a automatização da Inteligência Artificial pode ser aplicada no RH

Como falamos, o objetivo da IA é tornar os métodos do RH mais ágeis, automatizados, eficientes e precisos. Imagine tornar o recrutamento para uma vaga mais simples e rápido para a sua equipe. A IA permite, por meio de programas, gerar uma entrevista específica de acordo com a vaga, cargo ou departamento. O entrevistado responde as questões e o sistema entende se ele está apto ou não a seguir no processo seletivo, dando um atalho para o recrutador encontrar o profissional ideal.

No caso de processos operacionais que muitas vezes são idênticos para todos os colaboradores, a IA se faz essencial para fazer divisões de grupos ou entregar análises prévias com base em indicadores e perfis dos profissionais facilitando, por exemplo, a entrega de feedbacks mais assertivos e com informações embasadas, pois foram coletadas de forma automatizada.

 

Entre as principais vantagens, a Inteligência Artificial permite:

Elevar a produtividade. Como a IA automatiza processos burocráticos, a equipe de RH tem mais tempo para lidar com tarefas que são mais essenciais e que exigem contato direto com os colaboradores.

Processos mais rápidos. Um exemplo que trouxemos aqui é o recrutamento de pessoas. A IA vai cortar o passo a passo e, combinando configurações, permitirá desocupar as equipes e entregar demandas em prazos nunca vistos.

Decisões acertadas. A IA quando bem operada não apresenta erros. Ela entregará ao seu time dados concretos e embasados, facilitando a tomada de decisão dos gestores com menor risco de consequências negativas.

Otimização de investimentos. Com processos operacionais automatizados, logo, menos pessoas atuando na equipe. A IA não só quebra etapas que oneram custos, mas também reduz a mão de obra, reduz o turnover com recrutamentos incorretos que levam a demissões e treinamentos em excesso.

 

O ChatGPT e possíveis cenários a serem gerados a partir da automatização fornecida por essa tecnologia

O futuro da IA permite muitas possibilidades, entre elas a capacidade se se fazer compreender as expressões humanas para tomar ações e decisões. É o desenvolvimento da modelagem de linguagem, que transformará a forma como as máquinas compreendem e se comunicam conosco de forma tão natural quanto se fosse outro ser humano.

O sistema, que está se tornando conhecido como GPT, reúne mais de 150 milhões de parâmetros para ler o ser humano e interagir com ele por meio de conversas, compreensão de perguntas e tarefas, criação de resumos e textos, quase tão completo quanto uma pessoa real. E esta tecnologia se transformou no ChatGPT.

No caso de atendimento ao consumidor ou até mesmo no RH, ele é capaz de conceder informações de forma prática com base em perguntas, responder questões trazidas por candidatos às vagas, responder e-mails, criar documentos diversos e relatórios automatizados.

Com tanta informação, certamente você já compreendeu que a IA pode contribuir demais com o cotidiano da sua empresa. Estar aberto à essa tecnologia é abrir vantagem diante de concorrentes e otimizar o tempo da sua equipe. Tudo está interconectado, e com os mecanismos calibrados, seus resultados poderão ser gigantes.

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