Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

5 dúvidas frequentes sobre o vale transporte

O vale-transporte é um benefício assegurado ao trabalhador pela legislação brasileira, o qual permite que o empregador arque com metade dos custos de transporte entre a casa-trabalho e vice-versa.

Por este motivo, o deslocamento do colaborador é considerado parte dos custos produtivos da empresa e, consequentemente, o setor de recursos humanos é responsável por administrar a concessão do benefício.

Normalmente, o RH lida com questionamentos internos- e por parte dos funcionários -, mas visando sanar a maioria de dúvidas possíveis, a RB elaborou este artigo com as 5 principais dúvidas frequentes sobre o cartão vale transporte.

Quem tem direito ao vale transporte?

Todos os colaboradores de qualquer empresa, mesmo os contratados em regime temporário têm direito. A solicitação deve ocorrer por meio de um documento, no qual constam informações verdadeiras sobre o trajeto de deslocamento de ida e volta.

Quais informações são necessárias para a liberação do benefício?

Para receber o vale-transporte para funcionários, é necessário responder as seguintes questões:

  • Endereço residencial completo;
  • Meio de transporte utilizado para realizar o trajeto;
  • O número de vezes que realiza o trajeto no mês.

Quando o benefício deve ser concedido?

A empresa de vale transporte contratada para auxiliar na administração vai disponibilizar o benefício antes do salário e, em seguida, haverá o desconto de até 6% no dia do pagamento.

A concessão pode ser em dinheiro

Em alguns casos, o colaborador questiona o empregador se é possível receber o benefício em dinheiro. Porém, em princípio, a empresa não deve conceder o vale transporte em espécie, salvo mediante acordo ou conforme a convenção coletiva de trabalho.

Existe distância mínima para a concessão do benefício?

Em momento nenhum a legislação limita uma distância mínima para a concessão do benefício.

Se você faz parte do setor de recursos humanos de alguma empresa e, mesmo após este post, tem dúvidas sobre o benefício, então entre em contato com a RB. Nosso objetivo é oferecer vale transporte para empresas repassarem aos funcionários, conforme a necessidade de cada um. Boa sorte!

 

 

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO