Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Os colaboradores formam principal engrenagem para que uma empresa funcione adequadamente. Com algumas dicas rápidas da RB  é possível reconhecer uma equipe desmotivada, continue lendo.

Por mais tecnológica que uma organização possa ser, a inteligência e as emoções humanas são a alma de um empreendimento e essenciais para conectar marca ou produto ao consumidor final.  No entanto, ao contrário do que acontece com as máquinas, o ser humano é movido por expectativas, objetivos, enfim, cada qual possui suas próprias questões subjetivas e objetivas que impactam diretamente em seu desempenho laboral.

O fato é que é inerente à função do líder gerir pessoas e guiá-las para que se sintam realizadas e motivadas. A competência de um gestor está diretamente relacionada com o desenvolvimento de seus subordinados, portanto, identificar características de uma equipe desmotivada é fundamental. Confira abaixo alguns sinais característicos de uma equipe desmotivada.

Atrasos e ausências

Atrasos e ausências, quando não são justificadas, e frequentes em uma empresa, indicam que algo não está indo muito bem. Mesmo que as ocorrências sejam em função de problemas pessoais, e portanto não estejam relacionadas ao trabalho, é de bom tom conversar com o colaborador para identificar se ele está passando por alguma situação familiar delicada que justifique as ausências ou os atrasos.

Lembre-se que dentro de uma equipe, a liderança pelo exemplo é a melhor estratégia para construir uma relação de respeito, de troca e confiança.

Relações interpessoais ruins

Desentendimentos também fazem parte dos sintomas que indicam que a empresa precisa motivar suas equipes.  Geralmente, quando desmotivados, os colaboradores ficam mais irritados, menos compreensíveis e interagem menos entre si.

Desinteresse por treinamentos

O desinteresse por treinamentos e cursos que podem ajudar no desempenho do funcionário é um indicativo sobre a falta perspectiva que o colaborador tem sobre sua função. Essa falta de engajamento é um sinal amarelo, que requer tomada de atitudes da liderança.

Como resolver

Em primeiro lugar, é necessário que cada departamento saiba sobre sua importância dentro da empresa.  Fazer um levantamento de dados positivos e  das conquistas de cada  equipe é uma forma de reconhecer o desempenho e valorizar os funcionários.

Sem gastar muito, com a gestão inteligente de benefícios, que evita gastos exorbitantes que impactam negativamente no orçamento da empresa, é possível oferecer benefícios como vale refeição, vale alimentação, entre outros. Para manter os colaboradores engajados, também é válido investir em premiações por desempenho, com recompensas em vale presente.

Com o mercado cada vez mais competitivo e exigente, reter talentos e reduzir custos com uma gestão inteligente, é  questão de sobrevivência.

Se você precisa de ajuda com gestão de benefícios, entre em contato com a gente e conheça todas as soluções que temos para te apresentar.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO