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As mídias sociais exercem um papel importante no setor de recursos humanos. Por isso, o RH Social une a gestão de pessoas às redes sociais, seja para recrutar novos talentos ou acompanhar os colaboradores no ambiente virtual.

Especialmente por serem os responsáveis por selecionar as pessoas que farão parte da empresa, levando adiante os propósitos e diretrizes da companhia da melhor forma, os profissionais de RH precisam estar atentos ao que ocorre nas redes.

E, é preciso estruturar processos de social media consistentes para encontrar os melhores talentos, bem como avaliar se a imagem dos atuais profissionais da empresa está de acordo com a cultura da organização.

Para explicar melhor sobre a importância das mídias sociais para o RH Social, iremos abordar os seguintes tópicos:

RH Social: a importância das mídias sociais para as empresas

As redes sociais deixaram de ser apenas um canal de entretenimento para serem uma peça fundamental no dia a dia das empresas e até mesmo das pessoas. Elas trazem conteúdos de diferentes estilos e propósitos, que vão desde memes e curiosidades até publicidade on-line e notícias.

Antigamente, as redes sociais eram entendidas como mais um canal de vendas e marketing. No entanto, as empresas aprenderam que as mídias são uma fonte de inúmeras possibilidades, e podem ser utilizadas para criar estratégias de gestão de pessoas e Employer Branding.

Através do ambiente virtual, as corporações conseguem engajar melhor seus colaboradores. Além disso, também é possível incentivá-los a promover a marca empregadora de forma orgânica e natural, bem como estreitar os laços entre as pessoas. E, claro, o RH Social também pode atuar de forma estratégica.

Como as redes vêm revolucionando o trabalho do RH?

É fundamental que os líderes compreendam a importância e a revolução das mídias sociais na maneira como as pessoas se relacionam e se comunicam. De fato, essa mudança afeta as atividades on-line e também off-line.

Uma vez que são geradoras de conteúdo, as redes sociais são responsáveis por potencializar as expressões humanas, estimulando a criatividade e a inovação. Isso porque as pessoas podem mostrar seu lado pessoal e também seu lado profissional nas redes. E, claro, para um setor focado em gestão de pessoas, como o RH, isto é muito significativo.

Por isso, atualmente, as redes sociais estão diretamente atreladas aos processos do RH Social, como recrutamento e seleção, avaliação do perfil dos colaboradores, disseminação de informações sobre a empresa, e obtenção de conhecimentos sobre inovações e tendências no setor, bem como dicas e novos modelos de gestão de pessoas.

Dessa maneira, as redes sociais podem – e devem – atuar como grandes parceiras nos resultados do setor de recursos humanos.

A desburocratização e otimização de processos seletivos por meio das mídias é uma prova disso. O que antes era um processo de recrutamento demorado, feito através de meios de comunicação menos ágeis, hoje tornou-se mais rápido e prático com a ascensão do LinkedIn, por exemplo.

Outro ponto que gera muitos impactos positivos para o RH, é a facilidade de avaliar o perfil dos colaboradores nas redes. Posts, fotos, vídeos, dentre outros, são formas de as pessoas se expressarem, e evidenciam o que pensam, sentem e quem realmente são. Dessa forma, fica mais fácil identificar se determinado colaborador está alinhado aos propósitos da empresa e evitar possíveis frustrações.

E, não menos importante, uma vez que o ambiente das redes sociais é propício para trocar informações, disseminar conteúdos e auxiliar na formação de novas ideias, o seu uso contribui para um fluxo de conhecimento. Isto pode ser utilizado pelo RH para engajar mais os colaboradores à cultura organizacional da corporação.

Como o RH pode utilizar as mídias sociais

Como dito anteriormente, as redes sociais vêm modificando e revolucionando o trabalho do RH de diversas formas.

Para que fique claro como o RH Social pode colocar essas medidas em prática, preparamos algumas dicas:

Esteja presente nas redes sociais

É fundamental que sua marca esteja presente, ativamente, nas redes. E não adianta apenas criar um perfil para ela, é preciso criar conteúdo relevante para que ela seja interessante para profissionais atuais e futuros talentos. A partir daí, o RH Social começa a atuar efetivamente nas redes.

Inclua seus colaboradores nas redes

Lembre-se de que interações reais e verdadeiras cativam muito mais do que aquelas que são forçadas. Quanto mais natural for a interação entre empresa e colaborador, mais humanizado será o perfil da sua marca.

Além disso, ter os colaboradores nas redes da empresa, auxilia o RH a avaliar o comportamento da equipe fora do ambiente de trabalho, e saber se estão alinhados ao propósito da empresa.

Invista no LinkedIn

Atente-se ao Linkedin, afinal essa rede social é totalmente ligada ao ambiente corporativo, principalmente ao setor de RH. Esta é mídia social mais importante para realizar processos de recrutamento e seleção, tanto para as empresas que desejam mostrar seu potencial e cultura organizacional, quanto para os profissionais que desejam divulgar sua experiência no mercado.

Faça publicações sobre vagas e oportunidades na empresa

As redes sociais são canais de comunicação que possuem alto nível de alcance. É possível, também, criar anúncios pagos e segmentados. Dessa forma, a empresa atinge os profissionais que almeja, e tem mais chances de realizar contratações bem-sucedidas.

Compreendendo a importância das mídias para os processos do RH Social, como recrutamento e seleção e avaliação de perfil dos colaboradores, é possível implementar estratégias de social media com mais eficácia, e revolucionar as principais tarefas do setor de Recursos Humanos!

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