Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

O RH orientado a dados, muitas vezes conhecido como RH Data Driven, é uma abordagem que apoia escolhas e práticas de gestão de pessoas com dados e análises.

Com ele, empresas podem tomar decisões de maneira mais estratégica, baseadas em dados concretos, aprendendo e tendo uma análise mais profunda sobre o funcionamento interno e sobre cada colaborador individualmente. 

Neste artigo, você verá mais sobre o RH Data Driven, seu significado, importância e como implementar. Confira:

  • O que é RH Data Driven?;
  • RH Data Driven: uma das mais importantes ferramentas de RH;
  • Como implementar?

O que é RH Data Driven?

É a gestão de RH orientada por dados. Como resultado, o planejamento e decisões referentes à empresa são feitos de forma mais estratégica e assertiva.  Análises de Big Data são grandes aliadas do RH Data Driven: desta forma, é possível lidar com um grande volume de dados, visto que essa metodologia pode ser aplicada nos mais diversos campos. O RH Data Driven pode, por exemplo, coletar dados para ter um overview de processos como o recrutamento de talentos, sua retenção e a taxa de rotatividade.

Com base nos resultados obtidos, os gestores tomam decisões mais precisas, além do fato de que o monitoramento aplicado pode (e deve) ser constante: o RH Data-Driven envolve um ciclo contínuo de coleta, análise e ajuste das estratégias, permitindo uma abordagem ágil e adaptativa.

RH Data Driven: uma das mais importantes ferramentas de RH

O RH Data Driven pode ser traduzido como Recursos Humano Orientados por Dados, utiliza métricas para analisar e tomar decisões. A definição de estratégias mais seguras e eficazes é a principal vantagem deste método. Veja alguns exemplos de uso desta ferramenta:

  • A partir da prática do RH Data Driven, os gestores de RH podem ter uma percepção mais clara de diversos aspectos da empresa, como o comportamento e as necessidades de cada colaborador.
  • Além disso, este tipo de análise de dados também possibilita a identificação de áreas de desenvolvimento e padrões de desempenho. Com isso, a criação de programas de treinamento e aprendizagem contínua torna-se mais fácil.
  • A utilização deste método permite ainda a identificação de questões que podem influenciar no dia a dia dos colaboradores, afetando sua satisfação e, consequentemente, a retenção. Ou seja, as análises do RH Data Driven antecipam problemas antes que eles sejam concretizados, mantendo o ambiente corporativo harmonioso e eficaz.
  • Outro benefício é a capacidade de alinhar as estratégias de RH com os objetivos da organização. Assim, os gestores podem identificar as habilidades e características necessárias para impulsionar o sucesso da empresa.

 

De uma forma geral, o RH orientado por dados contribui para a eficiência operacional das mais variadas formas.

 

Como implementar?

Estabelecer uma cultura organizacional que apoie o uso de dados, incentive o trabalho em equipe e o compartilhamento de informações é necessário para construir uma equipe de RH orientada por dados. Para que isso ocorra, aqui estão algumas ações cruciais:

Verifique o plano de ação

Dê uma explicação sobre a orientação por dados em relação ao departamento de RH da empresa. Estabeleça metas e objetivos definidos para conduzir o grupo em direção a essa visão. Crie uma estratégia baseada em dados que sincronizem ações com objetivos de negócios abrangentes.

Estabeleça um ambiente de teste

Instar o departamento de RH a testar teorias baseadas em fatos e realizar testes controlados. Incentivar uma atitude de aprendizagem perpétua, onde os erros são vistos como oportunidades de crescimento e aprendizagem.

Invista em tecnologia

Adote as ferramentas tecnológicas para se tornar um RH orientado por dados. Softwares de gestão de pessoas, plataformas de recrutamento e seleção e outros produtos são apenas algumas das opções disponíveis no mercado que podem auxiliar na coleta, análise e visualização de dados no setor de Recursos Humanos.

Examine como os dados serão coletados

Estabeleça procedimentos precisos para coletar, manter e lidar com informações relativas ao RH. Determine fontes para a coleta destes dados, desde feedback dos colaboradores, pesquisas sobre o clima organizacional e sistemas de gestão. Certifique-se de que as informações sejam coletadas de maneira confiável e consistente.

Incentive o grupo

Dê à sua equipe as ferramentas necessárias para coletar, examinar e compreender dados. Aumente a conscientização sobre o uso de dados na tomada de decisões e forneça exemplos eficazes de como as informações foram aplicadas para melhorar os procedimentos.

Promover a cooperação

Estabeleça um ambiente que incentive o trabalho em equipe e a troca de informações. Promova a prática de brainstormings, gerando insights e experiências sobre a aplicação de dados.

Gostou do conteúdo? Confira mais em nosso blog e nos acompanhe em nossas redes sociais.

 

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO

Central de Vendas