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Falar sobre análise de dados na tomada de decisões do departamento de Recursos Humanos é cada vez mais importante para garantir que as estratégias de pequenas, médias e grandes empresas estejam alinhadas aos seus objetivos de crescimento e, principalmente, tragam resultados efetivos.

É fácil reconhecer a importância dos números em um processo de tomada de decisão, especialmente naquilo que tange a gestão empresarial. Afinal de contas, quanto mais conhecimento um profissional tiver sobre uma causa, mais fácil será gerenciá-la.

Nesse cenário, a agilidade é outro fator fundamental e igualmente desafiador. A maioria dos gestores já se viu diante de cenários que exigiam uma tomada de decisão rápida em relação ao caminho ou à estratégia a seguir. Especialmente nos últimos dois anos, após a pandemia do novo coronavírus, essa realidade ficou ainda mais intensa.

Mas na prática, como esse processo acontece? Neste artigo vamos falar sobre os benefícios e a importância de utilizar uma análise de dados adequada para que as melhores decisões sejam tomadas e colocadas em prática.

O uso de dados na tomada de decisões

Quando falamos em análise de dados, é importante ressaltar que, no caso das pequenas e médias empresas, essa é uma tecnologia ainda recente. Foi através do desenvolvimento de sistemas com custos acessíveis que a tendência do Data Analytics expandiu os limites das grandes corporações e chegou aos negócios locais.

Graças a essa acessibilidade, números sobre hábitos de consumo, performance de resultados e outros índices gerados através dos softwares de Inteligência Artificial, têm contribuído cada vez mais com a tomada de decisão assertiva, ao passo que substituem os perigos da intuição e de um conhecimento de mercado superficial.

É fácil visualizar o valor de contar com uma base de dados confiável em situações que envolvem a saúde financeira do negócio, as estratégias de marketing e vendas e a viabilidade de uma empresa. A criação de personas, conteúdos direcionados e compra de mídia, são bons exemplos de demandas que, se forem desenvolvidas de forma analítica, trazem importantes resultados. Contudo, é essencial destacar que outras áreas também são influenciadas pela análise de dados, métricas e indicadores, como é o caso do departamento de Recursos Humanos.

A tomada de decisão no setor de RH

Quem atua na área de Recursos Humanos conhece essa realidade muito bem e cada um dos desafios que ela traz para a rotina do departamento. Quando falamos em RH, também nos referimos aos profissionais que têm capacidade única dentro de uma empresa: entregar a percepção humana à análise de números. Um exemplo prático é o que acontece quando demissões em massa são cogitadas pelas áreas financeiras e demandam uma intervenção analítica do RH.

Outra circunstância que pode ser mencionada é o impacto das tendências de mercado na rotina operacional e de gestão. Entender como os funcionários respondem às novidades propostas é decisivo para uma tomada de decisão orientada sobre como implementá-las.

Essas são apenas algumas dentre muitas situações que fazem parte da rotina diária do departamento. Após a pandemia de 2020, a maioria dos negócios, grandes ou pequenos, teve que reorganizar seu planejamento estratégico e contou com o apoio integral do RH para isso – que precisou reinventar sua visão sobre números para suportar decisões assertivas e eficazes.

Gestores e profissionais passaram a compreender o valor da análise de dados e da coleta de informações precisas e confiáveis relacionadas aos desafios organizacionais e às alternativas para superá-los. Mas o que deve ser levado em conta para que esse arsenal de informações seja seguro? Algumas mudanças, como a LGPD, também devem ser observadas.

LGPD e RH

Se por um lado o departamento de RH se beneficia com a tomada de decisão alicerçada em dados, por outro, deve estar bastante atento para que a conduta não coloque a empresa em situações legalmente delicadas.

Desde a sua implantação, a Lei Geral de Proteção de Dados tem exigido que empresas de diferentes segmentos direcionem seus esforços para a reestruturação do processo de coleta de informações de clientes, colaboradores e, até mesmo, candidatos que participam de processos seletivos.

Isso significa que, desde o recrutamento até a elaboração de estratégias de desenvolvimento, é fundamental garantir que tudo o que se refere à retenção de informações referentes aos colaboradores e seus familiares, terceiros e fornecedores, deve estar em conformidade com a nova legislação.

Se você chegou até aqui, deve ter percebido o quão fundamental é uma base de dados confiável para o bom desempenho do RH, em quais situações eles são utilizados e as premissas necessárias para que o trabalho seja seguro e eficaz. Apesar de natural e extremamente necessária, essa é uma ação que deve ser cuidadosamente planejada para gerar apenas bons resultados!

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