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Elementos capazes de auxiliar na mensuração de dados de um departamento são essenciais, principalmente quando se trata do setor de Recursos Humanos, cujo principal foco é gerir pessoas. Nesse cenário, surgem os indicadores de RH.

Estamos falando de métricas que analisam os dados de desempenho da área, como seus acertos e erros, níveis de produtividade, entre outros, em um determinado período de tempo, para assim viabilizar uma tomada de decisões assertiva e, como consequência, obter os melhores resultados para a empresa.

Inclusive, os indicadores-chave de performance, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), são o principal método utilizado para acompanhar e medir esses valores, que podem ser numéricos ou em percentual.

Mas, para que isso seja feito de maneira efetiva, os indicadores do setor de Recursos Humanos precisam estar devidamente detalhados, para possibilitar uma compreensão fácil e alinhada às metas e objetivos estipulados pela organização.

Portanto, para te ajudar a entender mais sobre os principais indicadores de RH e como essas ferramentas podem ser aplicadas, neste artigo abordaremos os seguintes tópicos:

Indicadores de RH: entenda a importância

Os indicadores de desempenho são importantes não somente para o RH, mas para a empresa como um todo, por uma série de razões.

Para começar, é preciso ficar claro que, para garantir a atração, retenção de talentos e diminuição do índice de rotatividade, além da motivação dos colaboradores e o bom desenvolvimento de profissionais, não basta apenas contar com a administração das obrigações legais.

Nem mesmo a contratação ou demissão de colaboradores e a realização de pagamentos são as únicas atividades do departamento de RH. Os indicadores aparecem nesse contexto para mostrar que o investimento na gestão de pessoas é fundamental.

Consequentemente, haverá um crescimento na satisfação das equipes, a otimização de boa parte dos processos, e até mesmo a redução de custos.

Assim, os indicadores são vitais para apontar onde estão as falhas no planejamento, quais são as práticas que precisam ser repensadas e as que estão trazendo resultados positivos, além dos níveis de produtividade das equipes.

É válido ressaltar ainda que, atualmente, existe uma série de indicadores no setor de Recursos Humanos. Por isso, é necessário considerar as necessidades e características da empresa no momento de escolher os ideais. Por exemplo, alguns dos fatores internos a serem explorados são:

  • Perfil dos colaboradores;
  • Valores corporativos e cultura;
  • Processos produtivos e administrativos;
  • Atribuições de cada setor.

Os fatores externos também não podem ser deixados de lado, e figuram entre eles a concorrência, situação do mercado, chegada de novas tecnologias, efeitos de possíveis crises, desafios atuais e futuros da companhia, e assim por diante.

Quais são os principais indicadores do setor?

Os indicadores de Recursos Humanos possuem duas finalidades distintas, sendo que a primeira envolve a descrição da atual situação da empresa.

A segunda finalidade, por sua vez, possibilita os meios necessários para uma análise detalhada dessa situação, visando identificar fraquezas que precisam de correção e, portanto, se mostram determinantes para uma tomada de decisão.

Nesse sentido, alguns dos principais indicadores que merecem destaque são:

Absenteísmo

Trata-se de um indicador que calcula as taxas de ausência dos colaboradores e, ao mesmo tempo, as justificativas dessas faltas.

Turnover ou Índice de Rotatividade

Esse indicador aponta o número de colaboradores que saíram da companhia em um determinado intervalo de tempo. Ele ainda avalia a assertividade do processo de recrutamento, bem como o baixo encantamento da empresa em relação aos concorrentes.

Custos de rotatividade

Aqui, são incluídos os valores que se referem ao pagamento de rescisões contratuais, tributos e multas, além dos custos com o processo seletivo e a contratação de um novo colaborador para reposição, bem como seu treinamento.

Produtividade

São considerados três pontos importantes para avaliar a produtividade do time de RH, que são o tempo, a qualidade e os custos. Já para a produtividade da empresa, existem métricas para cada tipo de atividade exercida.

Além destes, há os indicadores de autoavaliação, avaliação de aprendizagem, clima organizacional, índice de retenção de talentos, ROI em treinamentos, investimento em treinamento, entre outros.

Como utilizar os indicadores

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando o assunto é a utilização dos indicadores de Recursos Humanos. Isso porque hoje o mercado dispõe de uma variedade de softwares que auxiliam os profissionais da área na tarefa de mensuração de dados, como o Geckoboard e o Weekdone.

Além de apostar na tecnologia, lembre-se que para se manter competitivo no mercado, é necessário contar com uma gestão eficiente, focada nos indicadores, que são capazes de auxiliar na identificação da situação atual e de objetivos futuros mais assertivos para o sucesso da empresa.

Após a mensuração e análise minuciosa dessas informações, é possível estabelecer estratégias que geram vantagens e ajudam no desenvolvimento de cada setor.

Dessa forma, é possível obter percepções assertivas sobre a tomada de decisões do setor de Recursos Humanos, bem como direcionamentos eficazes sobre uma gestão de pessoas efetiva.

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