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A comunicação empresarial é essencial para garantir o sucesso de uma organização, afinal, estamos falando de uma prática que auxilia na transmissão de informações internas e externas com clareza, possibilitando uma conexão entre a empresa e seus diversos públicos, bem como entre líderes e colaboradores.

E, é importante ressaltar o papel do setor de RH nessa tarefa, uma vez que sua principal função é gerir pessoas, e um de seus pilares é justamente a comunicação.

Em outras palavras, isso quer dizer que, é possível que o RH estabeleça um meio de comunicação pelo qual os colaboradores poderão requisitar mudanças ou tirar dúvidas, como, por exemplo, as questões relacionadas aos benefícios oferecidos pela corporação.

Entre outras atuações que serão apresentadas ao longo desta leitura, o RH precisa estar ativamente envolvido no planejamento estratégico da comunicação de uma empresa para que suas ações sejam conduzidas de acordo.

Para explicar melhor o tema, abordaremos os seguintes tópicos:

Comunicação empresarial: entenda a importância

A ação de disponibilizar informações para seus diversos públicos e, a maneira como as mensagens serão interpretadas, resumem a definição de comunicação empresarial.

Ao mesmo tempo, é preciso considerar que as estratégias de comunicação utilizadas para isso têm como função melhorar a imagem da corporação, além dos resultados obtidos, e a interação e a maneira dos colaboradores se comunicarem fazem parte deste contexto.

É por essa razão que a comunicação empresarial não deve ser limitada à divulgação de informações institucionais, vagas e afins. É preciso ir além e mostrar a cada membro do time sua situação atual, o que a empresa espera de seu trabalho e o que é possível alcançar.

Deste modo, é possível utilizar elementos que possibilitem a transmissão de informações com ordem e fluidez. Dentre alguns exemplos estão:

  • Missão e valores;
  • Instruções;
  • Metas e objetivos;
  • Resultados e feedbacks.

A importância da comunicação de uma empresa se baseia no fato de estabelecer uma vantagem competitiva em relação à concorrência, além de promover aspectos positivos como a integração e maior produtividade no negócio.

Além disso, uma comunicação fluida e transparente mantém os colaboradores conectados, com diálogo constante, promovendo a colaboração entre equipes e estimulando-as a caminharem em uma mesma direção, com um mesmo propósito.

Algumas estratégias de comunicação interna podem ser mencionadas neste sentido, como o Employer Branding e o endomarketing, que visam fortalecer a reputação da marca e transformar os colaboradores em defensores da empresa.

O papel do RH na comunicação organizacional

Até aqui, você já entendeu a importância que o RH possui na comunicação empresarial de uma organização. No entanto, também é importante ficar claro de que forma o setor pode aprimorá-la, por meio de:

Alinhamento estratégico

Por se tratar do departamento que realiza a gestão de pessoas, o RH é mais próximo dos colaboradores, o que facilita o processo de comunicação interna, especialmente no que tange ao alinhamento estratégico.

Após alinhar-se com as lideranças em relação ao panorama atual da empresa, o setor de Recursos Humanos transmite as informações aos times utilizando meios de comunicação interna, assim, todos ficam igualmente cientes da situação do negócio.

Divulgar treinamentos

Após detectar necessidades por parte dos colaboradores, o RH tem como responsabilidade buscar soluções para resolvê-las.

A comunicação empresarial entra nesse cenário para divulgar essas respostas por meio de comunicados internos, como e-mails, murais, jornais institucionais e demais ferramentas.

Compartilhar os direitos e deveres do colaborador

Se em um primeiro momento não foi possível esclarecer para os colaboradores quais são seus direitos e deveres, é possível utilizar a comunicação para compartilhar esse tipo de informação. Uma sugestão é fazer o uso de ferramentas digitais.

Facilitar o trabalho de organização de atividades

Os líderes da companhia também podem se beneficiar com os processos de comunicação estabelecidos pelo RH.

Isso pode ser promovido ao indicar quais são as prioridades de uma equipe, e o que facilita o trabalho de organização da liderança.

Os benefícios de uma comunicação sólida e transparente

Uma comunicação organizacional bem estabelecida pode trazer uma série de vantagens para a empresa, como:

  • Ambiente de trabalho favorável;
  • Retenção de talentos;
  • Gestão e integração de colaboradores simplificada;
  • Aprimoramento dos serviços prestados.

Além disso, é preciso dar destaque à maior produtividade por parte dos colaboradores, visto que, com uma comunicação bem estruturada, eles se encontrarão em uma posição de conexão com a corporação, e por isso, realizarão suas tarefas com muito mais empenho, para crescerem junto à empresa.

Para finalizar, se o principal objetivo de sua organização é conquistar resultados positivos, tenha em mente que uma comunicação empresarial bem estabelecida é essencial para este processo, e esta prática pode ser potencializada com a atuação do RH!

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