Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Indicadores de recrutamento e seleção: conheça os principais

Em empresas que valorizam uma gestão moderna e eficaz, a análise de dados tornou-se vital na orientação de decisões importantes. Por exemplo, indicadores relacionados com recrutamento e seleção apontam o caminho e ajudam a avaliar a situação atual em que se encontram estas empresas.

Este fato ocorre na divisão de RH. Os indicadores relacionados ao recrutamento e seleção também facilitam a avaliação da eficiência das escolhas e dos procedimentos neles utilizados.

Este artigo ajudará você a compreender quais indicações são essenciais de se levar em consideração, sua importância estratégica para a empresa e como a tecnologia está auxiliando em operações cada vez mais ágeis e eficientes. Veja os tópicos a seguir para saber mais sobre indicadores de recrutamento e seleção:

  • O que são indicadores de recrutamento e seleção?;
  • Qual é a importância da análise de indicadores?;
  • Indicadores de recrutamento e seleção: conheça os principais.

 

O que são indicadores de recrutamento e seleção?

Os indicadores de recrutamento e seleção acompanham o andamento dos trabalhos sugeridos pela área de RH e têm como objetivo avaliar a eficácia do processo de contratação.

Eles também são chamados de KPIs e elevam a posição estratégica dos recursos humanos. A indústria está agora envolvida nas decisões organizacionais mais significativas e já não está apenas associada a tarefas operacionais e burocráticas.

 

Qual é a importância da análise de indicadores?

É possível que você já tenha ouvido falar muito sobre indicadores de produtividade e como eles são necessários para avaliar o desempenho dos trabalhadores. Na verdade, eles servem de base para escolhas sobre o curso de ação a ser tomado pela empresa.

Os indicadores utilizados no recrutamento e seleção funcionam de maneira muito semelhante. A distinção reside na sua capacidade de melhorar o desempenho da empresa mesmo durante o recrutamento de novos talentos.

Sua pesquisa é fundamental tanto para atrair os melhores profissionais quanto para agilizar o processo seletivo e reduzir tempo e despesas.

Usar indicadores de recrutamento e seleção como guia irá ajudá-lo a determinar quais etapas do processo seletivo precisam de melhorias, diminuir a taxa de rotatividade de contratações recentes e diminuir o tempo entre o fechamento da vaga e o recebimento do currículo.

 

Indicadores de recrutamento e seleção: conheça os principais

Turnover em contratações recentes

O momento natural de adaptação de um profissional às funções do trabalho e à cultura da empresa ocorre quando ele ingressa no mercado de trabalho. Como resultado, devemos determinar se os novos contratados foram integrados com sucesso.

Uma elevada taxa de rotatividade entre os novos trabalhadores pode ser um sinal de vários problemas, como benefícios inadequados, problemas com o ambiente organizacional ou erros nos procedimentos de seleção. O RH precisa melhorar os critérios de seleção em primeiro lugar. No segundo, acabar com os hábitos destrutivos no trabalho; no terceiro, reconsiderar recompensas.

Para calcular a rotatividade de profissionais com menos de seis meses de vínculo empregatício, você deve:

(Selecionar o número total de funcionários recém-admitidos ÷ o número de funcionários recém-contratados demitidos) x 100 = % de turnover.

 

Custos de contratação

O custo da contratação expõe o outro lado da moeda, embora o turnover forneça indicadores sobre o calibre da contratação. Para maximizar os resultados e responder à gestão da empresa, o RH deve determinar se o valor pago para ocupar o cargo foi justo.

Leva-se em consideração todos os gastos associados aos processos de contratação, incluindo custos de software, anúncios de emprego, headhunters e uso de métodos de seleção. Para determinar o valor médio necessário para preencher um cargo, some todos esses números e divida o total pelo número de vagas preenchidas.

Posteriormente, os gestores poderão falar sobre o retorno do investimento e o custo-benefício da contratação.

 

Porcentagem de vagas que são prontamente preenchidas

A capacidade do RH em atender às demandas nos prazos estipulados pelo negócio é um segundo indicador de desempenho. Pode levar à contemplação dos canais, procedimentos e equipamentos do departamento.

A fórmula é muito fácil de entender: (número de posições fechadas até o prazo ÷ total de posições abertas) x 100 = percentual de posições fechadas até o prazo. No entanto, dado que deve haver um número mínimo de rondas de selecção para se tirar conclusões, desaconselhamos durações muito curtas.

 

Tempo de fechamento de vaga

Outra característica importante desses procedimentos é compreender seu tempo típico. Em última análise, para focar nas contratações naquele período, os profissionais de RH tiveram que deixar de trabalhar em outros projetos e manter as vagas abertas.

Para calcular, divida o número total de especialistas contratados pelo tempo gasto em cada contrato. A média resultante encerra a conta.

 

Funil de recrutamento

O objetivo desta métrica final é examinar a taxa de conversão em vários estágios do funil de contratação. Portanto, é fundamental entender primeiro como dividir os profissionais durante os processos de recrutamento e seleção:

  • Número total de candidatos: aqueles que se inscreveram no procedimento;
  • Candidatos qualificados: aqueles que atendiam às qualificações mínimas para o cargo e foram separados após triagem;
  • Usando abordagens de seleção de pessoas, os candidatos finalistas são enfatizados; 
  • Candidatos contratados;

Uma vez estabelecido o número de profissionais em cada uma dessas quatro categorias, precisamos calcular os percentuais e avaliar continuamente a proporção de candidatos dos estágios superiores que chegam aos estágios inferiores do funil.

 

Percentual de vagas fechadas on time and in full 

Como a aceleração do processo pode ocorrer às custas de outros fatores, entregar um resultado no prazo nem sempre indica que os procedimentos utilizados são eficientes. Poderemos também insistir no cumprimento de todos os padrões de qualidade.

Uma combinação dos indicadores mencionados e de quaisquer outros que a indústria considere pode ser usada para verificar o resultado dentro do prazo previsto e sob circunstâncias ideais.

Faça uma lista dos indicadores de recrutamento e determine a quantidade de contratações que atenderam às expectativas de cada indicador. A utilização de métricas é extremamente necessária para o RH – e a empresa como um todo – colher bons frutos de suas contratações.

Gostou do artigo? Veja mais em nosso blog e nos acompanhe em nossas redes sociais.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO