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Em alguns casos, o feedback negativo pode causar um grande desconforto e até mesmo gerar uma falta de motivação no colaborador. Para evitar isso, é preciso trabalhar com cautela e garantir que todos os aspectos sejam construtivos.

Para garantir a evolução dos profissionais e, consequentemente, das companhias, é importante entender que o feedback é essencial. É uma forma de propor melhorias que podem ser muito significativas e só poderão acontecer se ambas as partes estiverem com as expectativas alinhadas.

A comunicação com os colaboradores, neste caso, é uma forma de avaliar e monitorar as atividades que estão sendo desempenhadas. Estabelecer um momento e uma periodicidade para o feedback faz toda a diferença.

Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como dar um feedback negativo sem que haja constrangimento para o colaborador. A seguir você pode conferir mais sobre isso!

É preciso sensibilidade ao avaliar o desempenho

Não importa se são boas ou más notícias, no ambiente de trabalho é preciso se comunicar constantemente. Para fazer isso, é importante apostar na empatia.

O feedback negativo requer estratégias bem direcionadas para que não passe a impressão de uma atitude com viés pessoal ou então uma chamada de atenção descoordenada.

As pessoas tendem a se chatear quando recebem um retorno negativo sobre seu desempenho. Mas isso deve ser encarado como um processo de melhoria e aperfeiçoamento, o que só vai acontecer se cada um fizer bem a sua parte.

A sensibilidade precisa ser um fator presente tanto na hora de falar quanto de ouvir. Um profissional que não está satisfeito ou motivado acaba prejudicando as relações profissionais, além de impactar também nas relações pessoais.

Qual a melhor forma de aplicar um feedback negativo?

Essa pode não ser uma tarefa fácil, mas é necessária! Já que o feedback não pode ficar de fora do planejamento da empresa, é essencial dá-lo da melhor forma possível. E é disso que vamos falar a seguir.

O valor do constrangimento

Primeiro precisamos falar sobre o quanto uma situação constrangedora pode impactar uma pessoa. Imagine receber um feedback negativo, aos gritos, na frente de todos os colegas de trabalho.

Além do constrangimento em si, isso vai mudar as relações entre as pessoas, seja com os colegas de equipe ou com as lideranças. A confiança e o respeito são palavras-chave para lidar com a situação.

Seja objetivo, mas sem ser rude

O foco aqui é facilitar a compreensão do feedback negativo, mas lembre-se que isso não significa ser grosseiro. Construir uma relação estável com o trabalhador é o primeiro passo.

Ao trazer argumento e expor as colocações é preciso tratar isso de forma construtiva. Apresentar os fatos que precederam este momento pode ajudar no processo, mas sem um tom de confronto.

Lembre-se que a pessoa tem pontos positivos a seu favor

Mesmo que seja um momento para expor coisas que precisam ser melhoradas, vale também destacar os pontos fortes que a pessoa tem. Enalteça as qualidades para que o colaborador perceba que ele contribui muito e que esse momento é para alinhar o que mais pode ser feito.

Crie um planejamento de feedback

Pode ser que na emoção do momento alguma coisa seja esquecida, então para evitar isso, crie um cronograma. É o mesmo que pontuar todas as questões que precisam ser tratadas durante a conversa.

E quando tudo já tiver sido dito, é importante abrir um espaço para que a pessoa possa falar e expor suas preocupações e visões sobre o assunto.

Se você já precisou e está precisando aplicar um feedback negativo, considere essas dicas e consiga tirar o melhor de cada situação!

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