Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Cada vez mais a tecnologia no RH é um fator diferencial para as empresas que desejam otimizar seus processos, mensurar resultados e elevar a gestão de pessoas a um novo patamar. Essa é uma tendência que já apresentava indícios de crescimento há alguns anos, mas foi bruscamente acelerada após a pandemia.

Como ocorreu em muitos setores, as necessidades de adaptação trazidas pelo home office influenciaram diretamente na visão que os gestores e profissionais da área passaram a ter sobre suas atividades e colaboraram para uma revisão geral de processos, estrutura e atividades.

Nesse artigo, vamos abordar as principais tecnologias utilizadas pelo setor, quais são os principais benefícios que elas trazem, como interferem na rotina dos profissionais e também os pontos de atenção que devem ser observados. Esperamos que essas informações te ajudem a encontrar novas alternativas para um trabalho mais ágil, seguro e eficaz!

Tecnologia no RH: um diferencial e uma tendência absoluta de mercado

Uma das principais missões e também um dos principais desafios do setor de RH: definir, priorizar e valorizar as competências e habilidades essenciais para o bom desempenho profissional de cada função. O trabalho acontece antes da contratação, nas definições necessárias para o preenchimento da vaga, e se estende durante a gestão do candidato selecionado.

É nesse cenário que a tecnologia no setor de Recursos Humanos entra em cena para mitigar os riscos de falhas, evitar o subaproveitamento da equipe e minimizar prejuízos. Para isso, empresas de diferentes segmentos já contam com ferramentas e softwares que favorecem uma gestão de pessoas mais assertivas.

Um bom exemplo de como isso acontece na prática é a execução do plano de carreira. Para que ele seja efetivo, o acesso e a compreensão dos dados da equipe precisam ser exatos e estarem disponíveis em tempo real. Dessa maneira, a percepção do setor com relação ao time é fiel à realidade.

A pandemia como fator determinante para o uso da tecnologia

Em março de 2020 o mundo inteiro precisou se reinventar. O período de isolamento social que começou em 15 dias permanece até os dias de hoje e obrigou diferentes setores da sociedade a pensarem em novas maneiras de continuar suas atividades. Com a área de Recursos Humanos não foi diferente.

Se algumas áreas foram beneficiadas pela experiência prévia com tecnologias que já faziam parte da sua rotina, o departamento de RH precisou remar na contramão de tudo que havia feito até ali. O distanciamento social não prejudicou apenas o acompanhamento de operações de rotina, como controle de ponto e horas extras, mas afetou diretamente a principal atividade do setor: a gestão de pessoas.

As principais tecnologias utilizadas ficaram concentradas nas funções oferecidas pelos provedores de e-mails, ferramentas de reunião on-line e softwares de gestão de tarefas. O uso das mídias sociais também ganhou destaque em datas especiais e ações comemorativas. Já que ficar em casa era mais seguro, dessa maneira também seria mais produtivo.

Principais tendências tecnológicas para o setor de RH

Agora que você compreendeu um pouco melhor a demanda pela tecnologia no setor de RH, especialmente após o início da pandemia, vamos falar sobre as principais tendências de mercado que prometem auxiliar as atividades principais da equipe de Recursos Humanos em uma gestão mais ágil, assertiva e eficaz.

Sistema em nuvem no RH: armazenamento fácil e informações disponíveis

Não é segredo para ninguém que a área de RH gerencia um alto volume de informações. Nesse cenário, os sistemas em nuvem tiveram um crescimento acima da média, já que facilitaram a execução da maioria das demandas operacionais.

No método cloud computing, por exemplo, é possível avaliar informações com mais agilidade e, certamente, as empresas que investiram nesse tipo de tecnologia saíram na frente.

RH Digital: uma transformação cada dia maior

De acordo com a Forbes, essa é uma tendência impulsionada pelos Millennials, que não utilizam apenas a tecnologia no RH, mas, basicamente, em todas as áreas onde estão presentes: contabilidade, comunicação, gestão operacional e muito mais. A ideia é que o RH digital automatize as atividades operacionais para que haja mais tempo para gerir pessoas.

Além disso, como parte dessa digitalização, também vemos crescentes discussões sobre o salário emocional, que se refere a benefícios que contribuem diretamente com a saúde mental da equipe, como horários flexíveis, ginástica laboral, espaços de lazer e estratégias de team building. Tudo isso, é claro, com uma redução drástica da papelada que era necessária e um tempo de espera muito curto (ou substituído por retornos em tempo real).

Avaliação de desempenho em tempo real

Como falamos antes, processos que levavam dias podem ser executados em tempo real com o uso da tecnologia adequada. As avaliações anuais, por exemplo, têm ficado para trás na medida que o departamento de RH busca novas maneiras de analisar e avaliar o desempenho da equipe.

Um exemplo prático de como isso acontece dentro de diferentes empresas é através do uso de softwares que programam revisões semanais, mensais e trimestrais, ao passo que permitem um acompanhamento próximo e detalhado.

Outro ponto de destaque é a autonomia que colaboradores e gestores ganham nesse processo e a maneira como expectativas e feedbacks são gerenciados.

Nesse artigo você pôde saber um pouco mais sobre como a tecnologia no RH tem influenciado as atividades da área, o impacto que a pandemia teve sobre esse crescimento e o que já está disponível para os profissionais de RH. Acompanhe as tendências, esteja antenado e lembre-se que sempre há uma novidade tecnológica disponível para tornar sua rotina mais rápida, assertiva e eficaz!

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO