Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

Entender o papel do RH Estratégico é algo decisivo para sair da gestão operacional e iniciar uma caminhada em direção a uma gestão humana, eficiente e de alta performance. Essa visão sobre como utilizar o capital humano além das habilidades técnicas é fundamental para que sua empresa alcance um novo patamar de construção de imagem e entrega de resultados.

O primeiro ponto que queremos destacar, antes de nos aprofundarmos sobre o tema, é a quebra da visão tradicional que associa o excesso de trabalho na seleção de currículos aos melhores resultados. Promover uma vaga, analisar os currículos recebidos, entrar em contato com cada um dos selecionados, registrar os detalhes de cada entrevista, responder às áreas e aos candidatos são tarefas que, se forem executadas de forma manual, têm grandes chances de prejudicar os resultados da atuação estratégica.

É mais fácil compreender esse cenário se lembrarmos que o papel do profissional de RH é gerir todas as etapas da vida do colaborador dentro da organização, inclusive o seu desenvolvimento e ascensão. Dito isso, podemos começar nossa jornada sobre o que é e como desenvolver um RH Estratégico na prática, quais são as atribuições necessárias para alcançar os melhores resultados e como você pode iniciar essa jornada.

Para facilitar a leitura do material, escolha um dos tópicos abaixo ou siga em frente, se desejar consumir todas as informações que preparamos.

O que é RH Estratégico

Quando falamos em Recursos Humanos, não faltam atividades para serem listadas como parte da rotina. Em geral, o excesso de trabalho é uma realidade que traz a necessidade de foco e otimização de tempo – nenhum minuto pode ser desperdiçado.

É nesse cenário que o papel do RH Estratégico ganha destaque: a missão deste formato de atuação é elevar os níveis de produtividade, qualidade e percepção de valor juntos.

Vamos partir do significado das duas palavras. No cenário militar é fácil compreender a necessidade de que os processos sejam otimizados, interligados e monitorados com a máxima tecnologia possível. Afinal, ter um controle manual de ataques e defesas não parece ser muito inteligente ou efetivo. Por outro lado, o termo ‘Recursos Humanos’ se refere ao conjunto de colaboradores de uma empresa e à área responsável pelas funções relacionadas a eles: recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios.

Quando unimos esses dois conceitos, fica fácil compreender a necessidade de ir além de uma atuação estática, manual e engessada, uma vez que essa postura compromete significativamente o desempenho da gestão do principal ativo de um negócio: as pessoas responsáveis por fazerem-no acontecer.

Assim, podemos definir que o RH Estratégico é o departamento que utiliza a tecnologia avançada e ferramentas de otimização para planejar, tomar decisões e gerir as diferentes funções da área, tais como: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de funcionários, gestão de benefícios e muito mais.

A missão do RH Estratégico e sua importância para a empresa

Como dissemos antes, a função do departamento de RH está muito mais relacionada aos resultados do que às funções operacionais propriamente ditas. Do ponto de vista da rotina diária, essa é uma visão responsável por gerar uma gestão de pessoas mais inteligente, humana e colaborativa, com base em dois conceitos principais:

  • Desenvolver políticas, processos e ferramentas focadas na gestão de pessoas, no treinamento da liderança e no desenvolvimento de competências dos colaboradores;
  • Gestão da cultura organizacional e promoção de um ambiente pautado na harmonia, no vínculo e no engajamento do time com os valores da organização.

Com as ferramentas certas em mãos, os profissionais de RH têm as condições necessárias para avançarem em direção à construção de um ambiente de trabalho saudável, do vínculo sólido entre empresa e colaboradores e de uma atuação verdadeiramente eficaz e comprometida com o alcance de metas. O resultado é a formação de equipes engajadas, alinhadas e que têm identidade com o local de trabalho.

Internalizar essa visão da estratégia e aplicá-la desde a triagem de currículos até a gestão de carreiras é o diferencial de uma empresa que constrói uma cultura sólida, que permanece mesmo em meio à rotatividade dos times e traz vantagens importantes, como:

  • Uso inteligente do tempo;
  • Aumento da produtividade;
  • Melhora nas contratações;
  • Redução do turnover;
  • Melhor uso das competências do RH;
  • Área focada em resultados;
  • Desempenho analítico e certeiro.

É importante ressaltar que, em momento algum, nosso objetivo é ignorar atividades diárias, como admissões e desligamentos, controle de horas trabalhadas, folhas de pagamento, benefício, férias, entre outros. O que queremos ressaltar é que quando os dados e processos são devidamente mapeados, o departamento de RH passa a ter um diferencial competitivo que maximiza resultados e otimiza recursos.

Como implementar o RH Estratégico

Se você chegou até aqui, essa é a hora de falarmos sobre como colocar a teoria em prática. Formar um RH Estratégico é uma missão que depende da atuação conjunta de todos os membros do time e de uma consciência corporativa, especialmente da alta direção, sobre a importância da área.

Análise do cenário atual

Antes de qualquer outra atividade, é importante analisar o cenário atual da área e da companhia como um todo. Esse é um passo de extrema importância para observar dados que vão nortear as prioridades da área, oportunidades de melhoria que podem ser exploradas e possíveis ameaças atuais e futuras.

Defina uma meta estratégica

O segundo passo, depois de mapear o cenário atual, é ir além das ações e processos manuais. Definir uma meta é a primeira coisa a se fazer para sair do modo operacional e atuar de forma estratégica.

Veja alguns exemplos de meta para o RH: aumentar a velocidade do recrutamento e seleção, melhorar o senso de pertencer dos colaboradores, reduzir o turnover, entre outras.

Planejamento estratégico

Uma das principais características do RH Estratégico é sua postura proativa. Ao invés de apenas receber demandas, antecipe-se a elas. Para isso, inclua ações de treinamento e desenvolvimento, defina e promova ações internas e faça propostas de melhorias para o relacionamento entre times e empresa.

Decisões pautadas em tecnologia

Como dissemos antes, a necessidade da grande maioria dos departamentos de RH é sair de uma zona operacional para imergir na visão de gestão. Para isso, você precisará de dados e ferramentas que te levem para fora da zona de subjetividade e te ajudem a entrar em uma área de assertividade. Dados são excelentes para traçar perfis, mensurar desempenhos e muito mais.

Disseminação de cultura

Neste cenário, vale contar com a liderança como principal agente de multiplicação. Quando os gestores vestem a camisa de um novo momento, seus times tendem a segui-los na mesma direção. Para isso, é importante definir e treinar pessoas-chave, que serão propagadoras da nova cultura e têm a capacidade de influenciar o ambiente como um todo.

Além disso, ações de onboarding e integração de novos funcionários são essenciais para que a visão dos novos integrantes do seu time esteja alinhada ao novo momento.

Por fim, chegamos até aqui. Nesse material, você pode compreender o que é e qual é a importância de um RH estratégico dentro de uma empresa que deseja ir além e formar equipes sólidas, com culturas bem definidas e decisões tomadas de maneira assertiva. Retomar as informações e digerir esse novo contexto onde estamos entrando é fundamental se o seu negócio não quiser ficar para trás.

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO