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O planejamento de ações no ambiente corporativo é fundamental para todas as áreas e aspectos. Toda empresa deve se dedicar intensamente à elaboração de bons planos e abordagens, assegurando maior estabilidade para o futuro independente do cenário. No entanto, os gestores de Recursos Humanos frequentemente têm dificuldade em distinguir entre planejamento estratégico, tático e operacional.

Afinal, é tudo a mesma coisa? Eles são distintos e servem a propósitos muito particulares. Além disso, diferem em termos do nível de decisão, do momento da ação e dos seus impactos reais nas operações diárias da organização. Por outro lado, estes métodos de planejamento são comparáveis ​​por um ponto em comum: todos visam garantir o desenvolvimento através de escolhas sensatas.

Independentemente do tamanho ou setor, todos são necessários para as empresas. As distinções entre planejamento estratégico, tático e operacional e sua importância são explicadas com mais detalhes abaixo. Continue a ler e confira:

Planejamento Operacional

O Planejamento Operacional envolve a execução de ações de curto prazo, normalmente realizadas num período de três a seis meses. Neste caso, todos os níveis organizacionais são envolvidos e responsáveis ​​pelo acompanhamento da rotina, garantindo que todas as tarefas e operações sejam concluídas de acordo com os processos definidos com o objetivo de obter resultados particulares.

O Planejamento Operacional é crucial para o estratégico, visto que é necessário uma boa execução operacional para a implementação tática e estratégica.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico  é a visão futura da organização, que se baseia em elementos internos e externos para a definição dos valores, visões e missão da organização.

A alta administração da empresa é responsável pelas decisões tomadas ao longo do processo de planejamento estratégico e isso depende de como a empresa distingue o nível hierárquico dos seus procedimentos. A gestão de topo, o proprietário, o CEO, o presidente ou o conselho podem estar envolvidos nos processos ou não, de acordo com o que cada companhia estipula.

As ações são desenvolvidas pensando no longo prazo, normalmente por um período de 5 a 10 anos, e visam fornecer uma visão ampla sem serem excessivamente específicas, pois seria um desafio apresentar tantos detalhes para um período de tempo tão longo.

É fundamental ter em mente que as ações de longo prazo exigem revisões e atualizações contínuas do planejamento para garantir que as informações sejam precisas e úteis para a tomada de decisões. Esta etapa é crucial para garantir que não haja diferenças significativas entre o que se pretendia e o que realmente foi feito.

Planejamento Tático

O planejamento tático, por sua vez, concentra-se nos planos de ação para o cumprimento da estratégia, mas de uma maneira mais detalhista, podendo ser entendido como uma forma mais departamental de planejamento estratégico.

As metas do planejamento tático são divididas para cada departamento, dando a cada equipe seu próprio conjunto de metas. No entanto, devem sempre ter em conta os seus efeitos globais e a forma como os objetivos gerais da empresa.

Este tipo de planejamento é extremamente concreto e os gestores de cada departamento são responsáveis ​​por desenvolvê-lo e executá-lo. O plano de implementação tende a variar de acordo com cada empresa, podendo levar de um a três anos, em média. Múltiplos fatores ainda podem se alterar ao longo deste período se forem necessários ajustes às flutuações do mercado.

Para criar um planejamento tático é fundamental que cada setor tenha consciência de como se enquadra nas necessidades de toda a organização. Como resultado, definir metas e usar as abordagens corretas é essencial.

Podemos afirmar que o planejamento operacional está mais focado com a eficácia e as formas de melhorar as entregas do que o planejamento estratégico e tático, que estão mais dedicados com a direção que a organização deseja tomar a longo prazo. Em outras palavras, o sucesso de uma companhia depende de quão bem os três trabalham juntos.

Para isso, a empresa determina os objetivos e metas do planejamento estratégico e o planejamento tático então os separa em objetivos mais concretos para cada setor e, em última instância, o planejamento operacional estabelece as estratégias de estabelecimento.

Desta forma, os objetivos e ações de cada um destes planejamentos precisam ser cuidadosamente pensados. Além de interligar cada tipo, a implementação deve ser muito bem elaborada.

O nível estratégico é necessário para impulsionar os objetivos, o nível tático é necessário para organizar e dividir a visão em planos de ação menores e o nível operacional é necessário para levar os planos até a conclusão. Os planejamentos devem, portanto, envolver todos os colaboradores da organização e servir como um motivador para que todos se comprometam com os resultados.

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