Ocorreu um erro

Fechar

Esqueci a senha

Insira o CNPJ ou o Email

Fechar

O que a reforma trabalhista pode mudar na gestão de benefícios

Todas as empresas que pretendem crescer e ter uma equipe de qualidade deve ter alguns diferenciais para atrair e reter grandes talentos, e a  gestão de benefícios é uma ferramenta essencial para que isso aconteça – além do salário que continua sendo o principal fator de atração avaliado pelos brasileiros que procuram por emprego.

Sabendo disso, é evidente que qualquer tipo de interferência e alteração nesse  quesito provoque muitas dúvidas nos trabalhadores em geral. Por isso é tão importante esclarecer o assunto da reforma trabalhista e o que pode impactar na gestão de benefícios, já que a norma traz diversas mudanças tanto para os empresários quanto aos colaboradores.

O que pode mudar na concessão de benefícios?

Diferente da CLT, que mencionava apenas normas para o vale refeição e o vale alimentação, a reforma trabalhista traz a tona outros pontos nos artigos 457 e 458.

Trata-se de outros assuntos como assistência à saúde e premiação por alto desempenho e, estipula o que faz ou não parte integral do salário de um trabalhador. Dessa forma, as novas determinações são úteis para esclarecer de uma vez por todas o que são prêmios e liberalidade.

Desta forma, as empresas poderão continuar fornecendo todos as categorias de benefícios e investir no marketing de incentivo, porém, não serão mais parte do salário e nem poderão ser pagos em dinheiro.

Desafio das empresa

A reforma trabalhista conta com mais de 100 alterações às normas da CLT, portanto, o primeiro e maior desafio – especialmente para o departamento jurídico – é compreender por inteiro tudo que foi alterado e transmitir aos seus companheiros de trabalho para que sejam aplicados na empresa.

Também é importante realizar uma revisão de contratos para aderir às mudanças da reforma em todos os quesitos, inclusive aos que se referem a concessão de benefícios.

Outro desafio será engajar todos os setores da empresa e levar seus colaboradores a compreenderem tudo que já foi mudado e o que ainda pode mudar. Para isso, você também pode desenvolver novas ações de marketing de incentivo, bem como aplicar algumas melhorias no ambiente de trabalho ou promover eventos corporativos.

Como aplicar essas mudanças?

Colocar em prática tudo que foi mudado pela reforma trabalhista não é uma tarefa fácil, o que pode trazer prejuízos e atrasos para a empresa de modo geral.

Considerando essa questão, a melhor forma de seguir os novos estabelecimentos sem ter nenhum problema é contando com uma empresa especialista em gestão inteligente.

Os profissionais dessa área já estão preparados para aplicar todas as alterações e fornecer os serviços de vale transporte, vale presente, vale refeição, vale alimentação e outros.

Essa alternativa também é a solução para ter uma redução de custos significativa sem que os seus funcionários sejam prejudicados, proporcionando mais eficiência e qualidade a empresa.

Um exemplo de empresa de referência no segmento é a RB, que fornece a gestão de custos como vale transporte, vale presente e outros benefícios para que seu negócio continue desenvolvendo.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a gestão de benefícios, entre em contato conosco e acesse nosso site para conhecer mais sobre a RB!

FAÇA UMA COTAÇÃO

FAÇA UMA COTAÇÃO