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O termo “gestão humanizada” diz respeito a um formato de gestão que prioriza o bem-estar do colaborador. Nesse caso, a humanização no ato de gerir a equipe deixa de ser algo relativo para se tornar um princípio que faz parte da estratégia da liderança.

Dessa forma, estar por dentro do padrão comportamental do time é apenas parte do processo. A gestão humanizada tem como objetivo liderar de forma que contribua para a satisfação de todo o time.

O indicador que pode apontar o nível de bem-estar e satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho é o índice de turnover. O turnover mensura a rotatividade dos funcionários de uma companhia em um período pré-estabelecido.

Muitas empresas se deparam com uma alta taxa de turnover, que geralmente aponta problemas na liderança. No entanto, uma gestão com foco no colaborador pode auxiliar na superação deste desafio!

A importância de uma gestão humanizada

A gestão humanizada é essencial para obter a certeza da plena condição de trabalho da equipe. Isso porque esta gestão busca avaliar, planejar e garantir um cenário satisfatório para os colaboradores.

A aplicação das técnicas dessa gestão consiste, principalmente, num olhar atento e em uma escuta atenciosa para com os trabalhadores. É necessário observar cada membro da equipe, entender suas particularidades para, só então, montar uma estratégia de liderança que tenha a abrangência de envolver e atender às demandas de todos.

O trabalho de uma gestão com toque humanizado não contribui apenas para os colaboradores. Para a empresa, obviamente, ter uma gestão que volte o olhar para suas especificidades, é gratificante. Para o time, agrega-se valor e sentimento de reconhecimento, o ambiente profissional se torna satisfatório, a sensação de pertencimento à empresa aumenta e, claro, diminui-se a rotatividade.

Mas para a equipe de gestores, especialmente os profissionais do setor de Recursos Humanos, a gestão com foco em humanização representa estratégia. Longe de representar afago e falta de firmeza nas decisões, esse formato de gestão apenas utiliza a observação e a comunicação para a elaboração de uma estratégia mais certeira. Assim, a otimização de recursos contribui para a produtividade da gestão e dos colaboradores.

Como controlar a taxa de turnover?

As taxas de turnover representam diretamente os índices de satisfação dos colaboradores de uma empresa. Isso porque a rotatividade na companhia, em níveis altos e frequentes, aponta, na maioria das vezes, possíveis problemas de gestão.

Vale lembrar que um percentual baixo de turnover é considerado saudável para a instituição. Isso porque demonstra a ausência de comodismo e a presença de ambição, ao registrar a rotatividade de colaboradores fora da zona de conforto.

Os especialistas indicam que taxas de turnover até 5% podem ser aceitáveis. Mais que isso, é interessante montar uma estratégia de gestão humanizada que estabeleça práticas para reverter o índice e promover condições satisfatórias para a equipe.

O primeiro passo para uma estratégia capaz de reverter o turnover de uma empresa é aprimorar a seleção dos colaboradores, com critérios bem definidos para envolver apenas profissionais que conversem diretamente com os aspectos da vaga. Nesse caso, é interessante haver um plano de carreira para o cargo, visto que é a principal ferramenta contra o turnover por falta de motivação.

Outros incentivos que uma gestão com foco em humanização pode conceder aos seus colaboradores são os feedbacks positivos, para que possam identificar o melhor desempenho a manter, e possam trazer aos membros do time o sentimento de reconhecimento.

Oferecer benefícios corporativos também é uma ótima forma de reconhecer o trabalho dos colaboradores e minimizar o turnover. Além do benefício de Vale-Transporte, que é obrigatório, fornecer outros benefícios como auxílio-alimentação, plano de saúde, Vale-Presente, day off e planos de academia é uma excelente maneira de manter o time motivado e satisfeito!

Vantagens da gestão humanizada para as empresas

Além das vantagens para gestores e colaboradores apresentadas no tópico anterior, a gestão humanizada também contribui significativamente para a empresa. Isso porque a cultura da humanização traz à companhia a inovação através dos benefícios gerados aos colaboradores que, confiantes, estabelecem iniciativas.

Além disso, a atenção quanto à confiança que o time deposita na gestão evita conflitos e doenças como a Síndrome de Burnout, tão recorrente nos dias atuais.

E como não há empresa sem lucros, a gestão com foco em humanização deve manter o compromisso com a ascensão da companhia em paralelo ao bem-estar dos colaboradores. Logo, elaborar iniciativas que contribuam para a retenção de talentos, que possam ser desenvolvidos e encontrar na empresa um espaço de desenvolvimento, geram resultados produtivos.

Da mesma forma, a inclusão e o incentivo à diversidade motiva membros da equipe a se encontrarem no ambiente profissional e se sentirem parte de um todo. Com isso, um time que tenha como característica a grandeza da diversidade e a riqueza de talentos natos, representa, para a empresa, uma força potencial para atingir o sucesso almejado.

Por fim, a gestão humanizada contribui diretamente para o controle ou reversão das taxas de turnover, fazendo com que o ambiente corporativo se mantenha saudável, produtivo e motivador para o time.

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