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As empresas vêm buscando cada vez mais implementar a tecnologia e a inovação em seus processos. Neste contexto, a avaliação de desempenho, é muito importante na gestão de pessoas, pois atua diretamente na otimização de processos, e contribui para que o trabalho do RH seja mais eficiente.

Esta avaliação, voltada para o desempenho dos colaboradores, é uma ferramenta disponível para que os profissionais de RH realizem avaliações individuais ou de equipes completas de profissionais, e pode ser feita por meio de softwares e aplicativos de gestão. Seu foco é medir a produtividade, os resultados, as expectativas e todos os fatores importantes para o sucesso do trabalho do time.

As ferramentas de avaliação contribuem para os processos de acompanhamento das atividades dos colaboradores para garantir um trabalho impecável. Também são capazes de apontar os dados consistentes para descobrir talentos e dar devolutivas mais assertivas para cada um dos colaboradores. Por isso, neste artigo, abordaremos a importância desta avaliação, suas principais funções, e as tecnologias envolvidas! Confira!

A importância da avaliação de desempenho no RH

Considerar o desempenho dos colaboradores deixou de ser apenas formalidade para tornar-se uma necessidade no meio corporativo. A avaliação do desempenho é um processo que avalia informações sobre as pessoas que fazem parte da organização para extrair sempre o melhor delas.

Para o setor de treinamento e desenvolvimento humano, por exemplo, é necessário conhecer os níveis atuais de desempenho do colaborador. Também é preciso acompanhar a evolução desses níveis de acordo com a implementação de programas que visam qualificar os colaboradores.

Com as avaliações de desempenho, também é possível distribuir recompensas para quem tem a melhor performance dentro da companhia. Benefícios melhores, bonificações, premiações e oportunidades podem ser a premiação para os colaboradores que mais se destacarem nas avaliações.

Também é possível instruir o time em relação à melhor maneira de evoluir e aumentar o valor agregado à empresa em situações de forças e fraquezas. Sem deixar de mencionar, por exemplo, o desempenho enquanto pressuposto crítico para as estratégias da empresa. Sem planejamento e acompanhamento da performance, os planos empresariais não funcionam.

Questões como desgastes do clima organizacional, líderes que precisam de substituição, erros no mapeamento dos processos de RH e investimentos em pessoas são reconhecidas nos relatórios de performance também. É muito importante avaliar frequentemente o desempenho de todas as áreas de uma empresa, assim tudo funciona corretamente, em perfeita ordem.

As principais funções da avaliação de desempenho

Pensar em avaliar o desempenho é focar na mensuração de resultados da performance do profissional ou ainda de uma equipe dentro de uma empresa. É nessa análise que o RH avalia as metas, resultados e também a execução das tarefas a partir do que é previsto pela organização. Logo, essa ferramenta é fundamental para avaliar se a empresa está no rumo certo em direção aos seus objetivos a curto e longo prazo.

De forma resumida, é possível sintetizar os propósitos das avaliações do desempenho nos tópicos a seguir:

  • Reconhecer os pontos de melhoria a fim de que o colaborador ou a equipe como um todo consiga obter um desempenho ainda mais eficaz;
  • Verificar quais são os talentos e pontos fortes de cada colaborador ou equipe;
  • Estabelecer uma possibilidade de treinamento e mudanças dentro da organização para melhorar o desempenho e resultados de acordo com os dados da avaliação;
  • Deixar o histórico de desempenho de cada profissional registrado para devolutivas, promoções e análise de plano de cargos e salários;
  • Expandir o engajamento dos profissionais;
  • Impedir a alta rotatividade dos colaboradores mantendo a qualidade do quadro de profissionais da empresa.

A reinvenção tecnológica das avaliações do desempenho

Com tantas variáveis a serem avaliadas, quando se trata de desempenho, somadas a um alto número de colaboradores, o RH pode – e deve – utilizar a tecnologia a seu favor.

Implementar aplicativos e softwares que que permitam um acompanhamento próximo da produtividade dos colaboradores é a melhor opção para extrair o melhor da avaliação voltada para o desempenho.

Adotar estas tecnologias permite que o RH altere a periodicidade das avaliações para gerir melhor as informações, percepções e reconhecer oportunidades de desenvolvimento. Os softwares de gerenciamento de desempenho também emitem formulários periódicos, que auxiliam na compreensão das necessidades das equipes, ou de colaboradores individualmente.

E, claro, conectar o toque humano do RH aos processos de avaliação é uma ótima maneira de deixá-los cada vez mais eficientes. Unificar os dados obtidos através das tecnologias de avaliação, e somá-los a uma percepção humanizada, traz resultados mais assertivos para a tomada de decisões do RH.

E tenha em mente que qualquer tipo de avaliação precisa ser compreendida e acompanhada pelo líder para trazer um desenvolvimento verdadeiro ao time. O sucesso das avaliações é o resultado direto da interpretação de dados e da gestão humanizada!

E sua empresa, avalia o desempenho dos colaboradores?

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